DicasDicas de CV

Como escolher o melhor tipo de currículo?

Há basicamente três Tipos de currículo para você escolher na hora de organizar as suas informações profissionais.
A escolha do melhor tipo depende muito do seu objetivo e também do conjunto de experiências, competências e formação que você possui.

Você sabia que existem diversos tipos de currículo? Muitas pessoas acreditam que há apenas o lattes e o vitae. No entanto, a variedade de maneiras de apresentar o seu perfil profissional é ainda maior. O formato ideal vai ser indicado pelo processo seletivo e pela sua área de atuação.

Saber como estruturar um currículo, independentemente do modelo utilizado, é fundamental para chamar a atenção do recrutador e aumentar as hipóteses de conseguir a vaga de emprego tão sonhada. Tendo em vista que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, destacar as suas qualidades é uma maneira de ser selecionado para as próximas etapas de um processo seletivo e ocupar o cargo desejado.
Os três principais tipos de currículos são:

  • Currículo cronológico inverso;
  • Currículo funcional;
  • Currículo híbrido.

    1. Cronológico inverso

    Como o próprio nome já diz, o currículo cronológico apresenta a proposta de organizar a sua experiência profissional conforme a data em que cada acontecimento se passou. Desse modo, é possível visualizar de maneira mais clara a sua evolução.
    Essa linha do tempo é preferível para as vagas que exigem uma vasta experiência profissional e que requerem diversas competências e habilidades. Desse modo, esse não é o formato de currículo ideal para quem está em busca do primeiro emprego.
    Este é o tipo de currículo mais comum, em que as informações são inseridas na ordem cronológica inversa, ou seja, das mais recentes para as mais antigas.

    1.1 Estrutura

    O currículo cronológico inverso tem basicamente esta estrutura abaixo.

    • Dados para contacto: seu nome, número de telefone, endereço e e-mail. Em alguns casos, você pode incluir links úteis como o do seu perfil profissional, seu portfólio ou um blog, se for o caso;
    • Objetivo profissional: é o cargo que você quer ocupar e/ou o cargo a que está se candidatando;
    • Resumo profissional: são três a quatro frases que resumem quem você é profissionalmente e o que você já fez;
    • Histórico profissional (ou Experiência profissional): neste campo você deve listar a sua experiência profissional em ordem cronológica inversa. Sempre que possível, vale a pena citar realizações e responsabilidades;
    • Formação académica: é a sua história escolar. Se você tiver uma graduação, pode listar a sua formação a partir dessa informação Se ainda não tiver uma formação desse tipo, vale a pena citar o Ensino Médio, por exemplo;
    • Idiomas: indique o seu nível de conhecimento em idiomas estrangeiros;
    • Cursos complementares: neste campo você pode listar cursos de especialização, cursos online, etc;
    • Informações complementares: voluntariado, projetos pessoais, intercâmbio, hobbies, etc;

    2. Funcional

    O modelo funcional, no que lhe concerne, pode ser vantajoso para um currículo sem experiência ou com poucas práticas profissionais; Isso porque ele visa destacar as competências de um candidato para uma determinada função oferecida numa vaga de emprego;
    Desse modo, as suas habilidades e qualificações ganham destaque nesse formato. Isso não significa que a experiência seja dispensável, porém, ela não é prioridade para as vagas que pedem por esse tipo de currículo;
    Uma vaga de emprego que requer domínio em um ou mais idiomas estrangeiros, por exemplo, pode utilizar bem esse formato de currículo, pois permite analisar logo de início quem atende a esses requisitos. Da mesma maneira, o candidato pode colocar esse conhecimento em destaque, de modo a chamar a atenção do recrutador rapidamente;
    O currículo funcional também é chamado de currículo por competências. Como o nome já indica, este tipo se concentra mais nas suas competências do que na sua experiência de trabalho;
    O currículo funcional é indicado principalmente para recém-formados ou pessoas que mudaram ou querem mudar de carreira;

    2.1 Estrutura

    A sua estrutura é basicamente esta:

    • Dados de contacto;
    • Objetivo profissional;
    • Resumo profissional;
    • Resumo das competências e habilidades;
    • Experiência de trabalho;
    • Formação.

    A principal diferença do currículo funcional para o cronológico inverso é que o foco não é mais o seu histórico, mas as competências que você desenvolveu até aqui.

    3. Híbrido

    Se você quer melhorar o currículo ainda mais, o modelo misto pode ajudar a conseguir uma vaga de emprego, seja num local mais tradicional, seja num ambiente inovador e moderno. A ideia aqui é mesclar tanto as informações de um currículo em que as experiências são dispostas em ordem cronológica quanto pôr em destaque as competências mais importantes do profissional.
    Dessa maneira, é possível despertar o interesse do contratante de forma quase imediata e reforçar ainda mais as qualidades profissionais ao apresentar a experiência que o candidato já teve na área de atuação.
    Essa é uma boa opção de currículo para quem busca um cargo médio ou sénior numa empresa, mas que está numa área em que há alta concorrência. Assim, aumentam as hipóteses de se destacar entre os outros profissionais por meio das suas qualificações e experiências.
    O currículo híbrido é uma mistura entre os dois tipos de currículo anteriores. Portanto, ele foca tanto no histórico profissional quanto no desenvolvimento de competências.

    3.1 Estrutura

    A sua estrutura é esta:

    • Dados para contacto;
    • Resumo de competências;
    • Competências adicionais;
    • Experiência profissional;
    • Formação e cursos complementares;

    Esse tipo de currículo é normalmente recomendado para quem já tem um bom histórico profissional e precisa dar ênfase também às competências que desenvolveu ao longo da trajetória.

    Como escolher o melhor tipo de currículo?

    Agora que você já conhece os três tipos de currículo mais comuns, deve estar se perguntando qual é o melhor tipo para você. Em suma, a forma mais recomendada é a tradicional cronológica inverso, ela é a mais utilizada por plataformas de recrutamento, como a Jobartis. Ele é também o formato mais conhecido pelos recrutadores.
    Os tipos de currículo funcional e híbrido são mais indicados para pessoas recém-formadas ou pessoas já experientes que estejam em mudança de carreira. Contudo, ainda assim, é importante ressaltar que esses dois formatos devem ser utilizados apenas quando você não precisa preencher os campos pré-formatados das plataformas de recrutamento. Contudo, o seu currículo pode ser descartado na primeira etapa da triagem por não conter as informações exigidas pelos filtros automáticos de pesquisa.
    Aprenda a criar um currículo mesmo sem ter experiencia clicando aqui

Alexandre Francisco
Técnico de Base de Dados | Profissional de Marketing

Você pode gostar

1 Comentário

  1. Candidatar-me Nesta empresa é o meu objectivo e contribuir para o
    desenvolvimento da mesma;
    Dar o meu melhor para o desenvolvimento económico-social na Empresa, sou
    um jovem com a capacidade ampla de assimilação em qualquer área de trabalho
    conforme visa as minhas aptidões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais em Dicas