Todas

Possíveis tendências do mercado de trabalho em Angola

Angola tem trabalhado para diversificar a sua economia para além do petróleo, que, como sabemos, tem sido historicamente a sua principal fonte de riqueza. Assim, nos últimos anos, alguns sectores não petrolíferos têm-se destacado pelo seu potencial.
Tendo isto em conta, pensamos que, nos próximos anos, alguns dos sectores de tendência poderão ser os seguintes:

Construção e infraestruturas
O governo aprovou um plano de construção integral até 2027, no qual se espera que sejam investidos mais de 12 mil milhões de kwanzas na capital para a reabilitação de infraestruturas. Como tal, acreditamos que serão criadas muitas oportunidades de emprego para engenheiros civis, arquitetos e trabalhadores da construção civil.

Agricultura
O sector agrícola em Angola registou um crescimento de 5,6% em 2022. Olhando para o futuro, apostamos que o crescimento será ainda maior. O Secretário de Estado da Economia, Ivan dos Santos, revelou no Fórum de Investimento deste ano que o país espera atrair 33 mil milhões de dólares de investimento estrangeiro nos próximos anos. Isto impulsionaria o mercado de trabalho para trabalhadores agrícolas, agrónomos e especialistas em agronegócio.

Exploração mineira
Para além do petróleo, Angola é rica em recursos minerais; estima-se que o seu território tenha um potencial de 42 minerais exploráveis, capazes de gerar desenvolvimento económico para as comunidades. O presidente do Conselho de Administração do Instituto Geológico de Angola (IGEO), Canga Xiaquivuila, afirma que 70% do território nacional, cerca de 872.392 quilómetros quadrados, tem potencial mineral explorável, deixando espaço para mais investimentos no sector que poderia gerar muitas oportunidades de emprego na área da mineração e extração.

Tecnologias de Informação
Este ano, na 3ª edição do ANGOTIC, concluiu-se que o sector das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicações do país está em franco crescimento, a julgar pelos últimos projetos concluídos e outros em preparação técnica, com destaque para a construção e colocação em órbita do ANGOSAT-2, no âmbito do Programa Espacial Nacional.
Com o aumento da importância da tecnologia no país, prevemos que surjam mais oportunidades de emprego para programadores de software, engenheiros de redes e profissionais de TI nos distintos sectores.

Turismo
Com a eliminação da obrigatoriedade de visto de turista para cidadãos de 98 países a partir de 29 de setembro de 2023, espera-se que o sector tenha um grande crescimento, criando mais oportunidades em hotéis, restaurantes e atividades relacionadas com o turismo.



SOBRE A JOBARTIS
A Jobartis é o maior portal de emprego de Angola, sendo detentor da maior Base de Dados com mais de 700.000 candidatos e mais de 11.000 empresas usando as suas soluções de recrutamento e Employer Branding. É também a empresa organizadora da maior da Feira do Talento, um evento anual que visa promover/dinamizar os processos de recrutamento nas empresas. A Jobartis tem hoje as suas próprias operações em Espanha, Portugal, Angola, Zâmbia e Camarões, e também é membro da The Network , a Associação Internacional exclusiva de portais de emprego, com a qual podemos obter talentos de todo o mundo, através de 180 parceiros internacionais.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais em Todas