EmpregadoresEntrevistas de Emprego

o comportamento ideal do recrutador em uma entrevista

É função do recrutador combinar os objectivos e experiências do candidato com as necessidades da empresa contratante. Há algo que não deva fazer durante a escolha?

Quando um candidato é abordado profissionalmente (esteja ele empregado ou disponível no mercado de trabalho) para uma entrevista, o objetivo é sempre abrir um canal de comunicação. Dessa forma, é importante que o recrutador siga algumas premissas básicas.

O que pode e deve fazer o recrutador?

  • Deve deixar o candidato à vontade para que a conversa naturalmentre flua! Apresentar a empresa primeiramente e após a si (recrutador) fará com que o candidato o conheça melhor e se sinta mais confortável ao falar das suas experiências.
  • O recrutador deve criar empatia com o candidato, a fim de manter uma energia agradável durante a entrevista.
  • Pode abordar as experiências profissionais. Isso é, geralmente, feito em ordem cronológica para que possamos entender a trajectória profissional do candidato, como, passagens, estrutura organizacional em que trabalha ou trabalhou, números, factos, dados, clientes e motivos de saída! É importante saber os motivos de saída para que se entenda o que faz o profissional mudar de empresa e os seus objectivos de vida como candidato.
  • O recrutador pode questionar sobre restrições quanto à localização, ao segmento, ao tamanho de empresa e cargo a ser ocupado.
  • Faz parte, também, do trabalho do recrutador dar feedbacks, tanto positivos como negativos, após um processo selectivo. Reconhece-se que em alguns momentos o processo falha, mas é importante que aconteça. Há a obrigação de dar um retorno aos profissionais, pesando o tempo e a disponibilidade dos mesmos em participar de processos selectivos.

O que um HeadHunter não pode e não deve fazer:

  • Ofender, constranger e/ou ser rude com o candidato que na maioria dos casos precisa de um apoio.
  • Perguntar sobre idade e preferência sexual.
  • Fazer questões baseadas em pré-conceitos.
  • Complexar-se de superioridade, demonstrar arrogância ou ignorar o candidato. Muito pelo contrário! Um óptimo recrutador mantém um bom relacionamento com os seus candidatos e acompanha todas as fases da vida profissional. Através de um relacionamento positivamente estabelecido o recrutador recebe indicações, troca informações, actualiza-se, obtém referências profissionais de candidatos, etc.
Cada recrutador tem o seu perfil, uns mais extrovertidos, outros mais reservados, mas o mais importante de tudo, é que lidamos com pessoas que possuem expectativas, sonhos e necessidades. Por isso, devemos tratar os candidatos da melhor forma como gostaríamos de ser tratados, com respeito, educação e profissionalismo.

 

 

Você pode gostar

Comentários fechados

Mais em Empregadores