Encontrar EmpregoEntrevistas de EmpregoTodas

Consegue trabalho com a tua carta de recomendação

A carta de recomendação pode ser de grande ajuda numa entrevista de trabalho, por isso é importante não se esquecer dela, onde os teus anteriores empregadores reconhecem o teu trabalho e méritos.

Com os seguintes conselhos bem aplicados, a tua carta de apresentação far-te-á destacar dentre outros candidatos e ser um candidato de valor para o posto de trabalho ao que aplicas.

Trata sempre de ter uma carta disponível

Trata-se de um documento que atribuirá um valor significativo à candidatura. O simples facto de incorporá-la produzirá na pessoa que te entrevista a impressão de que há um interesse em colaborar e fortalecer o perfil profissional, isto será uma questão que jogará a teu favor. Vir recomendado é uma forma de mostrar que outras pessoas têm confiado em ti. Adiciona um valor inestimável: a confiança que dá o critério de outro profissional.

Em frente a outros candidatos, a carta de recomendação supõe um plus (uma adição), já que o trabalho na anterior empresa é validado pelo teu anterior chefe. Já não é só a tua palavra, mas trazes a consideração e opinião de alguém sobre como tens trabalhado.

O que colocar  na carta de recomendação

O conteúdo da carta é onde há que se distinguir. É preferível que seja escrita por um superior e que a redija indicando competências concretas para não cair na típica carta genérica e impessoal que todo mundo encontra na Internet. Outra possibilidade é que redijas a tua própria carta de recomendação. Isso facilitará o trabalho a quem tenha que ta assinar. A pessoa que o deve fazer será teu responsável direto e o ideal seria que fosse assinada também por algum diretor da tua anterior empresa para que seja um documento realmente valioso. Tenta solicitá-la a alguém responsável que sabes que falará bem de ti.

Recomendo fazê-lo via mail melhor que oralmente e pouco depois de que se tenha lembrado ou cessado as nossas funções na organização, enquanto se estão a tramitar os papéis por parte do departamento de recursos humanos e não quando já levamos tempo fora da empresa.

[Tweet “Consegue trabalho com a tua carta de recomendação”]

A diferenciação da tua carta de apresentação

Pede que se faça especial menção de tuas qualidades como trabalhador, não tanto em conhecimentos, que já se descrevem no CV e que te encarregarás de defender ou melhorar e aprender. Palavras como “pessoa responsável e proactiva”, “bom colega”, “pontual e comprometido com seu trabalho” são as que fazem com que a tua carta de apresentação destaque das demais.

Uma atitude que ajuda a estabelecer empatia com a tua nova situação vai ser determinante para que a carta seja realmente proveitosa. Por exemplo, sem revelar muitos detalhes, facilitar informação sobre o destino da recomendação ajudará a que a pessoa que encarregar-se-á de avaliar parte da tua trajectória se sinta um pouco cúmplice da boa caminhada do teu novo destino e se implique favoravelmente no escrito, que é do que se trata.

Você pode gostar

Comentários fechados