Todas

Práticas salariais em Angola

praticas_salarias_angola

As práticas salariais em Angola variam consoante a indústria, o sector e o tipo de emprego. Além disso, Angola sofreu grandes mudanças na sua economia nas últimas décadas, especialmente devido à indústria petrolífera, que tem desempenhado um papel importante na determinação dos salários em muitos sectores.

Em todo o caso, as práticas salariais devem ser sempre competitivas no mercado por várias razões. Afetam diretamente a atração e a retenção de talentos, a redução da rotatividade, a motivação dos trabalhadores e o seu desempenho.

Vejamos as práticas salariais atuais em Angola:

1. Principais sectores

Os sectores petrolífero, mineiro e o sector das TICs tendem a oferecer os salários mais elevados, devido à procura de mão de obra qualificada e ao valor dos recursos naturais. Sectores como a agricultura e o comércio tendem a ter salários mais baixos.

2. Negociação salarial e benefícios

A negociação salarial é comum, especialmente para cargos de alto nível e em empresas multinacionais. Os candidatos discutem frequentemente o salário e os benefícios durante o processo de entrevista.

Os benefícios oferecidos por algumas empresas são adicionais ao salário base e incluem frequentemente alojamento, cuidados de saúde, transporte e alimentação.

De qualquer forma, para assegurar uma remuneração competitiva deve ser sempre feita uma boa pesquisa salarial antes da negociação para não perder as franjas do mercado.

3. O kwanza e a inflação

A economia angolana está historicamente ligada ao petróleo, e a volatilidade do preço do petróleo pode afetar a moeda local, o kwanza. Este, por sua vez, pode afetar os salários e o poder de compra dos trabalhadores.

A inflação também pode afetar o poder de compra dos trabalhadores ao longo do tempo, pelo que os aumentos salariais são normalmente negociados anualmente para compensar o aumento do custo de vida.

4. Regulamentação laboral

Angola dispõe de regulamentação laboral que aborda questões como o horário de trabalho, as licenças, as férias pagas e os direitos dos trabalhadores.

Foi proposta uma atualização da Lei Geral do Trabalho para garantir melhores condições aos trabalhadores e às empresas. Esta atualização deveria entrar em vigor no segundo semestre de 2023, mas ainda não o fez, pelo que a LGT de 2015 é a que continua em vigor. É importante que as empresas cumpram esta lei ao estabelecerem práticas salariais.

5. Desigualdade salarial e salário mínimo

Tal como em muitos países, a desigualdade salarial é um problema em Angola, com grandes discrepâncias entre os salários dos trabalhadores mais bem pagos e os mais baixos. Não é raro que o trabalhador mais bem pago de uma mesma empresa ganhe 50 vezes mais do que o trabalhador mais mal pago.

A partir de 1 de fevereiro de 2022, o salário mínimo nacional é de 32.181,15 Kz, no entanto, existem algumas variações consoante o sector de atividade. Este valor mantém-se para a agricultura, mas aumenta para 40.226,44 Kz nos transportes e 48.271,73 Kz no comércio.

6. Falta de transparência

Dada esta desigualdade salarial, não é surpreendente que uma das características do mercado angolano seja a falta de transparência. As empresas não estão interessadas em tornar visíveis as suas práticas salariais.

SOBRE A JOBARTIS

A Jobartis é o maior portal de emprego de Angola, sendo detentor da maior Base de Dados com mais de 700.000 candidatos e mais de 11.000 empresas usando as suas soluções de recrutamento e Employer Branding. É também a empresa organizadora da maior da Feira do Talento, um evento anual que visa promover/dinamizar os processos de recrutamento nas empresas. A Jobartis tem hoje as suas próprias operações em Espanha, Portugal, Angola, Zâmbia e Camarões, e também é membro da The Network , a Associação Internacional exclusiva de portais de emprego, com a qual podemos obter talentos de todo o mundo, através de 180 parceiros internacionais.

Alexandre Francisco
Técnico de Base de Dados | Profissional de Marketing

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais em Todas