bem-estar-no-trabalho
Todas

10 dicas de como promover o bem-estar no trabalho

Por muitos anos, o conceito de bem-estar no trabalho foi associado aos salários recebidos pelos profissionais. O valor de um emprego era medido através do poder aquisitivo que ele podia oferecer ao colaborador, por mais que isso custasse a sua saúde mental.

No entanto, com a força dos movimentos sociais e os valores promovidos pelas novas gerações, o mercado passou por uma transformação. Hoje, ambientes de trabalho harmónicos, pautados em respeito e empatia, são o objetivo a ser alcançado. 

Quando o foco é o bem-estar, o colaborador trabalha com mais ânimo e dedicação à empresa. 

Entenda como isso é feito na prática a partir de 10 dicas essenciais para promover o bem-estar no trabalho!

Crie workshops e palestras

Não basta que a importância da saúde mental seja apenas uma recomendação médica, ou que esteja na cartilha de boas práticas da empresa. É preciso que o assunto seja adicionado às pautas das reuniões e que seja amplamente difundido pelos líderes de setor.

Para isso, a melhor ferramenta é a adição de workshops e palestras sobre saúde mental e encorajar os colaboradores a frequentá-las. Mais do que isso, promover uma cultura de comunicação livre e apadrinhamento pode fazer a diferença.

Ouvindo os seus colaboradores

Ele consiste em promover a comunicação dos colaboradores com o empregador e a participação coletiva nas decisões da empresa. Estimula-se uma resolução de problemas de baixo para cima, ou seja, os colaboradores são os primeiros a apresentarem soluções viáveis.

Realize pesquisas de clima e satisfação

Muitas vezes, o colaborador insatisfeito não reivindica os seus direitos. Isso ocorre por conta do receio de perder o emprego, de ser julgado pelos pares ou mesmo por não saber como expressar o seu descontentamento.

Uma boa forma de dar voz ao profissional é através de pesquisas de clima e satisfação. Quando a empresa institucionaliza o debate e demonstra abertura para críticas, o trabalhador se sente empoderado para se tornar um agente ativo da mudança.

Tenha uma cultura de feedbacks recorrentes

Feedback não é apenas uma palavra da moda; é uma ferramenta essencial para refinar as relações de trabalho e nortear o colaborador na direção que a empresa deseja.

Ao estabelecer uma cultura de feedbacks recorrentes, é possível proporcionar à equipe uma cultura de desenvolvimento profissional pautada pela visão construtiva do outro.

É importante frisar que feedbacks negativos, ou embasados pela técnica da psicologia reversa, não produzem os resultados almejados. Para que se alcance o bem-estar no trabalho, as opiniões precisam partir de um lugar de cuidado e positividade.

Promova a prática de ginástica laboral

Outro ponto muito importante quando o assunto é o bem-estar do colaborador é a sua saúde física. O estímulo da prática de exercícios físicos pode começar pela ginástica laboral. Para isso, alguns minutos durante o expediente de trabalho serão suficientes.

Além de promover alongamento e condicionamento físico, a ginástica laboral também pode auxiliar com os danos causados por problemas ergonómicos no ambiente de trabalho, como cadeiras desconfortáveis, a posição do teclado e a ausência de apoio para os pés.

Promova momentos de descontração e de pausas

Uma das formas de humanizar as relações de trabalho e valorizar as individualidades dos seus colaboradores é promovendo momentos de respiro na empresa.

A Google, por exemplo, é referência na cultura de satisfação dos colaboradores ao promover espaços para recreação e relaxamento nos seus escritórios.

Isso pode ser alcançado ao estimular jogos, atividades cooperativas, rodas de conversas e estimular o coffee break ao longo da jornada de trabalho.

Tenha um bom plano de carreira

Lembre-se de que o colaborador tem as suas próprias ambições e anseios, prévios à sua entrada na empresa e podem ser facilmente alinhados aos seus objetivos e metas. Por isso, ter um bom plano de carreira é essencial.

Promoções internas, ‘upgrade’ de patamar salarial, reconhecimento por mérito e por tempo de serviço são algumas formas de alavancar a carreira dos seus funcionários. Assim, a sensação de pertencimento aumenta e o colaborador “veste a camisa” da empresa.

Cuide do bem-estar financeiro

Além do plano de carreira, é importante também assegurar que os seus funcionários estejam satisfeitos em relação aos seus salários. Uma forma de assegurar que os pagamentos sejam justos,

Quando o colaborador se sente amparado economicamente, ele não pensa em aceitar propostas da concorrência, reduzindo o turnover. Além disso, ele também se sente mais engajado para trabalhar, diminuindo os índices de presenteísmo.

Tenha uma cultura de horários flexíveis

Uma das heranças mais prejudiciais das relações de trabalho do passado é o excesso de rigidez. Entende-se que, ao submeter o funcionário a um regime meticuloso de horários, ele será mais produtivo.

No entanto, a realidade é outra. Estudos apontam que 29% dos trabalhadores brasileiros que deixaram os seus empregos em 2021 alegam a falta de flexibilidade como a razão da sua decisão.

Além de uma necessidade de mercado, promover flexibilidade de horários nas empresas também atende uma demanda crescente pela modalidade home office impulsionada pela pandemia da COVID-19.

Estimule a interação entre equipes e colaboradores

O principal mecanismo para a promoção do bem-estar no trabalho é lembrar que os seres humanos são criaturas sociais. Por isso, estimular a interação entre as equipas rende bons frutos, como otimização da comunicação entre setores e maior coletividade nas decisões.

A empresa é um quebra-cabeça que forma uma imagem só. Por isso, não faz sentido separar as suas peças e tratá-las como se fossem imagens individuais. Estimular a colaboração e a parceria é uma forma de construir essa consciência de grupo.

O que pode faltar, talvez, sejam ideias de atitudes e atividades práticas para inserir nas relações do trabalho. Mas não se preocupe, com essas 10 dicas, você terá uma boa base para elevar o bem-estar dos seus profissionais rapidamente.

Alexandre Francisco
Técnico de Base de Dados | Profissional de Marketing

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais em Todas