Se deres uma vista de olhos ao teu lugar de trabalho decerto está cheio de trabalhadores com energia positiva sempre dispostos a ajudar aos demais. Mas também é certo que há alguma pessoa que nem sempre está tão disposta, ou que inclusive produz um ambiente negativo por sua falta de ética profissional. Esta pessoa é a que consideramos como trabalhador tóxico.
Se a razão do mau comportamento do trabalhador tóxico é o seu desencanto com o trabalho, seria bom resolver essa situação. Se não a resolveres, a falta de ética profissional com o resto de colegas e certamente com clientes, fará com que a empresa decaia.
Estas são algumas das características que contribuem à falta de ética do trabalhador tóxico.
1. Têm excesso de confiança
O trabalhador tóxico tende a pensar que realiza o seu trabalho melhor que o resto dos colegas. Sua excessiva confiança em si mesmo fá-lo comportar de forma pouco ética profissionalmente, já que ao sentir-se acima dos demais nunca os ajuda e é incapaz de trabalhar em equipa.
2. É egoista
Porém, o trabalhador tóxico costuma ser uma pessoa egoísta. Sempre trata de conseguir o seu próprio sucesso sem se importar com os outros. De facto, se é necessário, põe barreiras para que seus colegas tenham problemas para atingir o sucesso. É um comportamento pouco ético que pode provocar sérios conflitos.
3. Está-se sempre a queixar
Os trabalhadores tóxicos favorecem um ambiente de trabalho negativo já que não estão contentes com o seu emprego. Por isso é habitual ouvir se queixar em voz alta para todo aquele que lhe queira ouvir. Muitas vezes esse espírito negativo acaba com a moral de outros trabalhadores formando um grupo de trabalhadores tóxicos.
[Tweet “O trabalhador tóxico é incapaz de seguir as regras estabelecidas, tanto dentro do escritório como fora do mesmo”]
4. Usa métodos pouco éticos para avançar
Se as queixas do trabalhador tóxico chegam aos chefes, estes pedirão explicações. O trabalhador tóxico não hesitará culpar a outros, ou negar tudo inclusive mentir para poder sair sem repercussões. Seu comportamento ético profissional duvidoso acabará com o escritório.
5. É incapaz de seguir as regras
O trabalhador tóxico é incapaz de seguir as regras estabelecidas, tanto dentro do escritório como fora dele. Portanto cai num comportamento pouco ético, já que mente de igual modo para cumprir seus objectivos em vendas, telefonemas, ou qualquer outr tarefa que deva cumprir.
Encontraste-te alguma vez com um trabalhador tóxico? Que outros comportamentos pouco éticos observaste? Comenta e partilha!