Entrevistas de EmpregoTodas

3 tipos diferentes de entrevista de trabalho

Uma entrevista de trabalho pode desenvolver-se em múltiplos formatos. Dependendo do número de pessoas que intervenham, tanto de candidatos como de reclutadores, o estruturadas que sejam ou o clima que os entrevistadores queiram criar, será conveniente recorrer a diferentes estratégias para sair airoso com um sim no ar.

Entrevista de trabalho

Entrevista de trabalho

Entrevistas de trabalho em grupo

As razões pelas que num processo de selecção se elege uma entrevista de trabalho em grupo podem ser muito diferentes. Em alguns casos a intenção é conhecer as capacidades do candidato no desenvolvimento de um papel e como interactúa em relação com outros papéis. Pretende-se averiguar que perfil psicológico tem o solicitante. Se é líder, independente, colaborador, sabe trabalhar em equipa ou tem visão global e estratégica. Pode-se chegar a criar um palco artificial no que se apresenta um repto ou caso e se oferece um papel que representar. Neste caso o aconselhável é ter em conta que características psicológicas requer o posto e potenciar os aspectos de nossa personalidade que estão de acordo.

Outras vezes as entrevistas de trabalho grupales produzem-se porque há pouco tempo e muitas solicitações que valorizar. Em general procura-se um perfil profissional que não requer de excessiva qualificação para o desenvolvimento das tarefas. No sector de telemarketing estas entrevistas são habituais. A dificuldade nestas entrevistas é ter que expor a experiência antes de mais nada o grupo. O ideal é prepará-la resgatando o que se considera importante no posto.

Entrevista on-line

A entrevista de trabalho on-line é a cada vez mais popular para além do facto de que seja uma boa fórmula para entrevistar a candidatos de outros países ou regiões e evitar uma cara deslocação. É uma via bastante habitual entre PMEs e start up, que às vezes não dispõem de um  espaço adequado para uma entrevista.  Nesta ocasião o que muda é o palco. Põe-no o candidato em vez do reclutador.

É necessário revisá-lo desocupando-o de objetos que possam ser demasiado pessoais e contribuir a dar uma imagem que não se deseja. O aconselhável é colocar o portátil ou computador num lugar o mais neutro possível. Provar a altura à que há que situar a cadeira para que tenha um bom enquadre e cuidar a iluminação. É recomendável familiarizar-se dias dantes da entrevista com aplicativos como Skype  ou Google Hangout, já que são as mais utilizadas. Evitará dar a sensação de que não se é muito hábil com os aplicativos. A entrevista desenvolver-se-á como uma entrevista de trabalho individual ao uso ainda que podem nos surpreender nos pedindo permissão para utilizar algum software que escanee o estado emocional durante a entrevista.

Entrevista de trabalho individual

Leste é o tipo de entrevista de trabalho mais habitual. O entrevistador estabelece uma conversa com o candidato que tratará sobre sua vida trabalhista e formação. Dirigirá as perguntas aos aspectos que considere relevantes para o posto mas também tratará de conseguir informação que se lhe facilite de forma inconsciente. Isto é, valorizará em parte o que se diz não por sua contida sina pela forma na que se expressa. Para conseguir esta informação pode recorrer a técnicas nas que se trate de desarmar ao entrevistado através de perguntas inesperadas ou que sejam críticas com respeito a alguma opinião que se deu. Questões que trarão à tona a personalidade ou as habilidades sociais que se têm.

Preparar a entrevista e saber que estas perguntas podem aparecer ajudar-te-á a manter a acalma durante a entrevista. Pesquisar à empresa através da página site, análise de suas redes sociais, quais são os conteúdos que compartilham ou que prêmios têm conseguido permitir-te-á saber que cultura corporativa é a que reina e dará conta de que se fez um labor de preparação prévia. Este ponto valorizar-se-á de forma muito positiva.

O formato no que pode se desenvolver a entrevista pode ser desde padronizado, a conversa ajustar-se-á a uma série de perguntas fechadas através de um questionário, ou livre, no que o reclutador lança uma pergunta muito genérica tipo “fale-me de você” e somente interrompe o discurso do entrevistado se quer aprofundar mais em algum aspecto. O perigo aqui é divagar, pelo que é aconselhável se preparar um discurso tipo elevator pitch. O habitual é uma entrevista mista na que tenha aspectos de ambas tipologias.

Tens feito alguma entrevista de trabalho como estas? Qual tem sido tua experiência? Comenta e compartilha!

 

Você pode gostar

Comentários fechados