Sempre que tenho estado procurando trabalho tenho tentado desenvolver minha criatividade para encontrar novas formas de poder conseguí-lo. Depois de muitas experiências e reflexões tenho descoberto que não há uma fórmula perfeita para o encontrar.
Existem técnicas, páginas como esta, cursos e numerosas ferramentas que te permitem melhorar tuas oportunidades de encontrar emprego, mas olho, isso não significa que encontres um trabalho. Entender melhor como funcionam os processos de selecção é sem dúvida o primeiro passo, mas há muitos outros aspectos que influem nas eleições dos candidatos.
A ninguém gosta de procurar trabalho num contexto no que o 90% das respostas que se recebem são “não”. Ademais, como actividade não resulta especialmente entretenida e mal temos sensação de controle na mesma: não sabes quando publicam ofertas, quando chamar-te-ão e a quem enfrentar-te-ás. Ansiedade, tristeza e depressão são algumas das reacções que te pode provocar esta busca sem aparente final.
Pese a tudo, isto é algo ao que todos nos temos que enfrentar mais dia menos dia, de modo que o melhor é fazer da forma mais efetiva.
-
Elege teu target, explora-o, contacta com eles
Há um número de ofertas publicadas, mas provavelmente existam muitas mais empresas. Algumas delas pode que não utilizem nenhum portal de emprego para recrutar. Não só há que esperar a que as companhias publiquem. Recomendo-te que procures as empresas nas que poderias trabalhar. Tens muitíssima informação em internet para conhecê-las e saber que pessoas podem trabalhar nestas corporações. É importantíssimo dar-lhe ordem a tua busca, isto é, utiliza um Excel ou uma agenda na que possas anotar as diferentes empresas, no dia que lhes envias o CV, se há contacto por sua vez, etc
Só te recomendo deixar o CV em mãos se a empresa é muito pequena. Também não envies teu CV por carta, a não ser que faças algo realmente criativo e que possa mostrar teu trabalho (por exemplo, um arquitecto pode enviar uma pequena maqueta de seu projecto). Não esperes a que está a oferta publicada e te lança a encontrar o projecto que procuras.
-
Organiza em tua busca de trabalho
Não invistas entre 6-8 horas procurando trabalho. Recomendo-te que o faças, quando muito, umas 3 horas. Utiliza um 25% de teu tempo em procurar ofertas. Ao final, não é difícil comprovar se há alguma nova e se inscrever. As melhores horas para fazê-lo costumam ser entre as 9:00-10:30, ao médio dia entre as 14:00-16:00 e a última hora da tarde 19:00-20:00. É raro que uma empresa publique uma oferta pela noite ou de madrugada.
¿Que fazer com o 75% restante? Investe-o em elementos que ajudar-te-ão em qualquer trabalho. Melhorar o pacote Office e os idiomas devem ser os principais aspectos nos que empregues teu tempo. Não há tanta gente que domine o idioma nem que tenha um bom nível de Excel. E é verdadeiro que nada é gratuito, porque muitos recursos requerem um computador e conexão a internet, mas com estes elementos e vontades podes aprender e melhorar em muitos aspectos.
Procura oficinas gratuitas e eventos de networking nos que possas conhecer a gente com a que estabelecer sinergias.
-
Não te percas a ti mesmo
Bastante tens com não encontrar trabalho e pensar que não o vais conseguir nunca. É bom que procures coisas que te animem e que te façam feliz. O bom é que muitas destas são gratuitas. Apoia em teus seres queridos, assiste a eventos gratuitos e conhece gente que está em tua mesma situação. Faz desporto e aprende a desfrutar de outras coisas. Todo isso fá-te-á ter mais possibilidades de encontrar trabalho.
Sei que não é nada fácil de modo que te desejo muito ânimo, esforço e sorte (que sempre faz falta) em tua busca.