Todas

Como entrevistar um candidato?

A entrevista é um momento crucial no processo de seleção de um candidato. É nessa fase que o recrutador tem a oportunidade de conhecer mais a fundo as habilidades, experiências e características do candidato, para avaliar se ele é o mais adequado para a posição em questão. No entanto, para que a entrevista seja eficiente e eficaz, é necessário seguir algumas melhores práticas. Neste artigo, vamos discutir algumas das melhores práticas para entrevistar um candidato.

Defina a vaga

Faça uma boa descrição das funções que serão desempenhadas, as responsabilidades existentes e a contraparte concedida. Um passo importante para um recrutamento de sucesso é conhecer o perfil do colaborador de que a empresa precisa. Antes de iniciar o processo de seleção e entrevistar candidatos, elabore um descritivo do cargo com as principais características que o novo contratado deve ter. Por exemplo:

  • Experiência na área;
  • Formação;
  • Conhecimento em ferramentas e softwares específicos;
  • Habilidades com idiomas;
  • Organização;
  • Bom relacionamento interpessoal.

Ao realizar essa etapa, você vai conseguir se preparar melhor e minimizar os riscos de uma seleção equivocada.

Prepare a suas perguntas para entrevista

Antes de conhecer os candidatos pessoalmente, você precisa descobrir exatamente o que procura num novo contratado para fazer as perguntas certas durante a entrevista. Comece este processo compilando uma lista de atributos obrigatórios para o cargo.
Para inspiração e orientação, observe os seus melhores colaboradores. O que eles têm em comum? Como utilizam as suas habilidades? O que eles realizaram antes de trabalhar na sua organização? Que papéis eles ocupavam?
Essas respostas ajudarão você a criar critérios e permitirão que você construa perguntas relevantes.

Analise o currículo do candidato com antecedência

Uma dica valiosa para ver se o candidato tem o perfil ideal para o emprego é analisar o currículo dele com antecedência. Alguns recrutadores deixam para fazer isso durante a entrevista, o que não é indicado. Eles acabam dando uma olhada rápida e não analisam todos os detalhes.

Sendo assim, leia o currículo dos interessados com atenção. Se ficar com alguma dúvida, anote para esclarecê-la no momento da entrevista. Essa etapa é fundamental para verificar experiências anteriores, formação etc.

Deixe o entrevistado confortável

É natural que o nervosismo se manifeste nos participantes durante a seleção para uma vaga de emprego, mas você pode tomar algumas atitudes para minimizar esse desconforto e extrair todo o potencial da pessoa que será entrevistada.
Nesse caso, a recomendação é iniciar a conversa com o intuito de criar maior aproximação. Faça perguntas relacionadas ao clima, ao trânsito ou à facilidade para chegar até o local, por exemplo.

Faça perguntas claras e objetivas

Com as perguntas ideais, será possível identificar o interesse do candidato pela empresa, além das suas principais características e habilidades. Ao perguntar sobre a última experiência de trabalho, por exemplo, você terá condições de cruzar as informações com os dados do currículo e analisar a veracidade delas.
Se quiser saber como a pessoa lida com a pressão, questione sobre os prazos e as tarefas do último cargo que ela ocupou. No caso de contratação de estagiário, em que geralmente o candidato não tem experiência profissional, direcione a conversa para a vida académica.
Fazer perguntas acerca das expectativas do indivíduo no momento da entrevista é relativamente à oportunidade aberta e à empresa também será positivo para avaliar se ele tem real interesse pela vaga e se estará comprometido com os objetivos organizacionais.

Avalie se o candidato se encaixa na cultura da empresa

Outra dica para acertar na contratação é aproveitar o momento da entrevista para observar se o candidato está alinhado à cultura organizacional ou, pelo menos, se apresenta flexibilidade para se adequar a ela. Em caso positivo, isso evita problemas no futuro e uma demissão precoce devido à desmotivação com a rotina.

Para ter sucesso nessa etapa, esclareça na hora da entrevista todas aquelas informações que citamos. No decorrer da conversa, provavelmente, você perceberá se a pessoa combina com esses fatores.

Faça anotações após entrevistar

Para evitar esquecer alguma informação importante dita durante a entrevista, faça anotações assim que o profissional sair da sala. Isso garante que as suas impressões sobre o perfil, a personalidade e as qualificações dele sejam mais precisas.
Se julgar necessário, você também pode fazer breves anotações durante o encontro, mas procure não exagerar para não demonstrar desinteresse pela fala do seu candidato.

Dê feedback a todos os participantes

Uma questão muito importante, mas pouco usual para maioria das empresas, é a resposta aos candidatos. É extremamente necessário comunicar aos interessados na vaga porque o profissional em questão foi ou não escolhido. Isso possibilita ao candidato uma reflexão profunda sobre o seu perfil e demonstra que a empresa se preocupa com as pessoas.

A entrevistar o recrutador deve responder às perguntas do candidato com a maior franqueza possível. Se não for um momento apropriado para discutir compensações – talvez outras pessoas estejam presentes – o recrutador pode sugerir uma discussão de acompanhamento.

SOBRE A JOBARTIS

A Jobartis é o maior portal de emprego de Angola, sendo detentor da maior Base de Dados com mais de 700.000 candidatos e mais de 11.000 empresas usando as suas soluções de recrutamento e Employer Branding. É também a empresa organizadora da maior da Feira do Talento, um evento anual que visa promover/dinamizar os processos de recrutamento nas empresas. A Jobartis tem hoje as suas próprias operações em Espanha, Portugal, Angola, Zâmbia e Camarões, e também é membro da The Network , a Associação Internacional exclusiva de portais de emprego, com a qual podemos obter talentos de todo o mundo, através de 180 parceiros internacionais.

Alexandre Francisco
Técnico de Base de Dados | Profissional de Marketing

Você pode gostar

1 Comentário

  1. Boa noite gostaria de me candidatar no vosso anúncio espero que

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais em Todas