A Jobartis, maior portal de emprego de Angola, desenvolveu uma análise do mercado de trabalho referente ao ano 2020. O estudo se enquadra num estudo anualmente realizado para fornecer a todos os interessados dados que reflectem as tendências do mercado de trabalho permitindo assim uma análise precisa do mesmo.
O ano 2020 se afigurou como um dos mais desafiadores das primeiras décadas do século 21, ano que ficou marcado pela pandemia da COVID-19, cujas consequências sociais, sanitárias e econômicas tiveram um impacto sobre a vida das pessoas em todo mundo, e em Angola não foi diferente, que acrescer a crise os efeitos da baixa do preço do petróleo, levando a economia angolana para mais um ano de recessão.
A Jobartis registou um número equivalente a 87.813 novos candidatos a emprego, o que para além de significar um aumento de 5% comparado ao ano 2019, reflecte também a tendência de crescimento de utilizadores de ferramentas online para a busca de emprego, ou seja, a plataforma online recebeu cerca de 300 registos diários. Pode-se verificar também que de num total de mais 750.000 candidatos registados no portal, 44% têm formação superior, e correspondendo a maioria, 36% tem entre os 26 a 30 anos de idade e 25% dos candidatos tem entre 6 a 10 anos de experiência de trabalho.
Por outro lado, cerca de 9.000 ofertas de emprego foram divulgadas por via da plataforma Jobartis, de onde igualmente os candidatos efectuam as candidaturas. Destas ofertas foram feitas análise mediante os seguintes dois factores: sector de actividade das empresas que mais divulgaram as ofertas de emprego e as áreas funcionais das mesmas.
Sobre o sector de actividade das empresas que mais recrutaram, os dados indicam o seguinte: 1º Prestação de Serviço 12,88%, 2º Consultoria 9,61%, 3º Distribuição/Comércio a Grosso e Retalho 9,54, 4º Indústria Transformadora/Produção 8,96%, 5º Construção/Imobiliário 7,97%. Com principal destaque para a ausência do sector de Petróleo e Gás / Mineração que diferente do ano 2019, em 2020 não se encontra presente nos 5 sectores que mais recrutaram.
O top 5 referente a 2020 indicou que as ofertas de emprego estiveram mais relacionadas com as seguintes áreas funcionais: 1º Engenharia, 2º Vendas e Atendimento ao Cliente, 3º Finanças e Contabilidade, 4º Profissionais, Operários e Ofícios, Administração e Apoio de Escritório. Um top 5 que diferente do ano 2019 não inclui as áreas de Informática/TI e Compras/Logística/Comércio.
Actualmente, a Jobartis dispõe de mais de 11.000 empresas utilizadoras da sua plataforma e mais de 750.000 candidatos a emprego registado, sendo a maior base de dados de profissionais em Angola.
A plataforma online tem permitido o contacto efectivo e simplificado entre os candidatos e os empregadores, durante o ano de 2020. A mesma foi actualizada com a ferramenta de vídeo entrevista, que permitiu às empresas seguirem com os processos de recrutamento apesar das limitações de circulação no país, bem como a implementação da maior ferramenta para avaliação de competências do mundo com o propósito de permitir um recrutamento online completo e de qualidade.