Expomos a nossa vida nas redes e, ainda que cada vez mais conscientes que o que publicamos tem suas consequências, há cada vez mais práticas que passam despercebidas e que danificam a imagem na hora de encontrar um trabalho.
Se usas as redes sociais de uma maneira adequada, podem ser a via que te abrirá portas a um emprego, mas se fazes um mau uso, o efeito será contrário. Estes são alguns conselhos sobre o que NÃO deves fazer nas redes sociais se não queres que os recrutadores te evitem.
1. Não te escondas demais
Podes chegar a fechar o meio que os fará encontrar-te. Escolha as opções que cada rede dá para seleccionar o conteúdo que queres que seja público ou privado.
2. Não contes todos os detalhes do teu quotidiano
Não há que dar muitas pistas sobre o que se faz no dia. Pode ser que os recrutadores tirem conclusões precipitadas e que pensem que não vais querer mudar tua rotina quando tiveres determinadas obrigações. Também pelo facto de poderes estar a realizar actividades durante um horário de trabalho, e isso também não se vê com bons olhos. De modo geral, partilhar demasiada informação sobre a vida pessoal pode prejudicar-nos por expôr-nos a ser julgados.
3. Não passes uma imagem demasiado negativa
Pode ser que estejas a projectar um único aspecto da tua personalidade, e estejas a ganhar uma imagem demasiado negativa que também não corresponde de todo contigo. Por exemplo, se utilizas as redes só como meio de denúncia. Não é que não devas denunciar, mas que é conveniente que te foques em conteúdo positivo também. Cuidado com os momentos de moral baixo em que publicas como te sentes, e baixas a guarda. Por outro lado, não te coloques em discussões demasiado polémicas, porque dará a sensação de que és uma pessoa conflictiva.
4. Não te queixes só por te queixar
Justifica muito bem as tuas críticas. Há liberdade de expressão e não é conveniente calar por receio de uma resposta , ainda que haja um debate; recomendamos-te apenas que ao menos as tuas publicações estejam bem fundamentadas e que não caias em clichés. Essa mesma forma de proceder poderás seguir com os conteúdos que aproves, pois afinal de contas aparecem no teu perfil.
[Tweet “O que não deves fazer nas redes sociais se estás a procura de emprego”]
5. Não sejas uma pessoa criticona e indiscreta
Trata de não fazer comentários de uma empresa anterior na qual tenhas trabalhado, sobretudo se forem comentários negativos ou que revelem práticas que não se dão a conhecer publicamente. A falta de discrição é muito penalizada pelos que recrutam candidatos. Não publiques nada sobre o processo de selecção. Por exemplo, dar por facto que te vão seleccionar. Os recrutadores podem ver-se intimidados e mudar a sua decisão motivados só por esta publicação.
6. Não te apegues ao teu lado mais politicamente incorreto
Seja recatado, exponha um tipo de humor que não seja insensível com desgraças alheias. Por outro lado, trata de não comentar práticas ilegais. E uma questão mais sobre este tema, talvez já saibas: não publiques fotos comprometedoras. Em geral, pensa nos recrutadores e nos teus pais quando for colocar conteúdo deste tipo e não em como se vão rir os teus amigos.
7. Não te descuides na ortografia e na forma de expressão
Um erro de ortografia dá muito má imagem, reeleia tudo o que vai publicar verificando se está tudo correctamente escrito ou não. Por outro lado, emprega um tom genial e perspicaz, mas seja muito moderado com o sarcasmo e a ironia, porque deve ser muito evidente para que se entenda num meio escrito, onde não há gestos nem um contexto que te apoie.
Tens cometido algum destes erros? Ainda estás a tempo de o corrigir! Comenta e partilha!