Algumas pessoas costumam pensar que na época do Natal e Ano Novo as empresas param por completo, mas quem pensa desta forma está completamente enganado. Mesmo sendo Natal, o mundo dos negócios não pára e existem algumas organizações que precisam de aumentar o seu número de funcionários para fazer face ao aumento do volume de trabalho, para além de que outras já estão a iniciar processos de recrutamento para o início do próximo ano. Este Natal pode trazer-lhe o que tanto deseja, uma nova oportunidade de emprego, é preciso que você, esteja atento e não deixe passar as oportunidades!
Preparámos especialmente para si os principais motivos para continuar a procurar emprego na época do Natal.
1.Há negócios de grande procura: quem pensa que durante o Natal os negócios abrandam, engana-se. Nessa época, muitas empresas ou as lojas de brinquedos abrem vagas para conseguirem dar conta da demanda dos clientes. Quem procura um emprego part-time tem boas hipóteses numa grande loja de brinquedos pela quadra natalícia.
2. Existe menos concorrência: de acordo com alguns especialistas, na época de Natal a procura de emprego diminui e as candidaturas de emprego são feitas com menor intensidade. Já que a concorrência é menor nesse tempo, é a altura ideal para você continuar a procurar emprego.O que às vezes ocorre é que alguns candidatos têm a tendência em ir passar as quadras festivas em outras províncias e quando chamados para entrevista recusam deslocarem-se pois estão longe ou em férias.
3. Mais convívio e oportunidade para contactos: o Natal é a época do convívio, com jantares de empresas, de grupos de amigos e conhecidos. Envolva-se socialmente ao máximo. Pode surgir uma vaga de emprego, uma oportunidade de negócio ou de contacto importante numa mera conversa de jantar natalício.
4. Preparação do ano seguinte: É comum que as organizações aguardem o fim de cada ano civil para organizarem o próximo, inclusive no que toca aos recursos humanos.
Partindo desta premissa, muitas empresas optam por abrir os processos de recrutamento em Dezembro, para que os funcionários comecem a exercer funções em Janeiro do próximo ano. Ano novo, emprego novo!
5. Contratações temporárias: Geralmente no Natal é comum que muitos funcionários decidam tirar férias, sendo que as organizações precisam suprir essas ausências com contratações temporárias. A sua candidatura uma resposta a esta necessidade temporária, sendo que muitas vezes as empresas acabam por dar continuidade a esse tipo de contratos. Pode ser a sua oportunidade de ser contratado naquela empresa e fazer a sua carreira.
6. Manter o hábito da pesquisa de emprego: mesmo sendo época natalícia não pare de procurar emprego, visto que depois é mais difícil voltar o mesmo hábito. Nunca desista de buscar uma oportunidade de emprego e lembre-se: a maior qualidade de um vencedor é nunca desistir. Se procura emprego, inscreva-se em portais de recrutamento como a Jobartis, crie alertas de emprego de acordo com o que procura. A melhor oportunidade vai surgir quando menos espera.