Empregadoresmundo trabalhista

Marketing de recrutamento, os 5 sentidos da selecção

Recrutamento

marketing de recrutamento

 

Recrutar a pessoa certa para trabalhar para sua empresa é uma tarefa estratégica.

Como empregador, deve ser capaz de desenhar o candidato certo, caso contrário, está em última análise, a disperdiçar o tempo e outros recursos da sua empresa.

Por seu lado, os candidatos não querem tempo desperdiçado e até mesmo tornam-se entediados com a abordagem da maioria das empresas ao especificá-los incorretamente. Em 5 passos simples, você pode começar a especificar os seus candidatos certos e mantê-los por perto.

Atraia pela visão

Os candidatos querem a verdade (a verdade toda), e querem estar entusiasmado. Eles querem ser atraídos para o que você exibe, vende, e, não querem ser frustrados.

 

Pergunte-se o seguinte:

  • Quando um candidato clica na sua vaga postada ou site de carreiras, o que vê?
  • O que  representam o seu logotipo e elementos de marca?
  • O que o seu site de carreiras e imagens de rede social transmitem?

As pessoas querem trabalhar para um lugar que é atraente visualmente.

Deixe-os tocar em si “Tacto”

Escreva sobre as coisas que o fazem único. Conte uma história sobre a forma como os seus valores são refletidos em sua cultura de empresa e discuta abertamente os tipos de funcionários que você gostou de trabalhar. Escreva de uma forma que possa agregar valor frente a outras empresas que atravessam o processo de contratação, bem como permita que os potenciais candidatos possam determinar se eles teriam um bom ajuste na sua organização.

Uma empresa pode ter uma aparência forte, mas usualmente acabam por incorrer cópias chatas ou anúncios de empregos cheios de jargões. Cores e conteúdo são apenas o começo. Você deve trabalhar todas os aspectos padrões, mas o que os outros dizem sobre você como empresa é igualmente importante.

canais de comunicação

canais de comunicação “marketing de recrutamento”

 

O poder do que se ouve “Audição”

Sondagens rápidas e não tão profundas levam-nos a crer e fazer com que perceba que em média  95% dos candidatos são influenciados por comentários de pessoas dentro da empresa, sabia?

69% dos candidatos não aceitarão um trabalho em uma empresa com uma má reputação. Se o candidato decidir aceitar o trabalho em uma empresa de má reputação, homens exigirão em média um aumento salarial de 53% e mulheres 60%.

90% dos candidatos a emprego pesquisados ​​deixariam um trabalho atual para uma empresa com melhor reputação.

 

Então, de que forma pode ir de uma reputação má ou neutra para uma boa reputação?

Pode fazer algumas coisas como:

  • Monitorar atividades online e ameaças.
  • Ter uma secção no seu site de carreiras para comentários e feedback.
  • Não exclua ou censure reclamações.
  • Aborde e trate das reclamações em tempo hábil.
  • Uma vez resolvido o problema, convide o destinatário a deixar um feedback.
  • Treine a sua equipe de recrutamento a dar suporte os candidatos menos satisfeitos.
  • Trabalhe para diminuir o tempo de contratação.
  • Defina expectativas com uma página de Perguntas e Repostas.

Toda empresa terá queixas e frustrações por parte de candidatos a emprego, mas é como lida com essas reclamações que destaca a sua organização.

 

É melhor quando cheira bem “Olfato”

Como tudo na vida, você pode sentir o cheiro se algo está estragado, se é refrescante ou se está um pouco fora do comum. A maior parte das pessoas não são tolas. A maioria pode dizer  que uma empresa não está a ser honesta quando relatam o que são. Qualquer empresa com credibilidade quer ser respeitada e levada a sério.

A cultura pode ser uma característica muito atraente. Quando as visões do empregado e do empregador estão alinhadas, as empresas obtém sucesso em rentabilidade, retenção e inovação. Criar eventos diários divertidos durante a jornada de trabalho pode criar uma equipe agregadora e motivada. Se os funcionários estão satisfeitos com seu trabalho, eles vão dizer a sua família e amigos. Seus funcionários, quando totalmente engajados e felizes, começarão a “espalhar a satisfação” não só através da palavra falada, mas em suas atitudes, em suas redes sociais, e principalmente, de uma forma muito concreta, o seu programa de referência de empregados. Cultura é mais do que diversão e jogos, e por isso, designar uma pessoa em sua equipe de aquisição de talentos para gerenciar ativamente as atividades de construção de cultura é fundamental.

 

Dar um pouquinho a provar “Paladar”

Algo pode parecer delicioso, mas de fato ter um gosto horrível! Mais do que apenas atrair candidatos para as postagens de vagas, você deve dar possibilidade a estes de ler as opiniões ou mesmo conversar com os demais empregados atuais, isto porque você quer atrair as pessoas certas para trabalhar para você. Se a sua empresa deixa um gosto pêssimo na boca dos seus funcionários, isso pode causar afastamento de candidatos perfeitos.

Quando se negligencia de alguma forma o processo, depois de construir todas esperanças de um candidato com um grande processo de recrutamento, o resultado pode ser tão frustrante como um belo bolo que já se compromete à primeira mordida com um gosto horrível. Ter tudo pronto para recepcionar os seus novos empregados quando iniciam, desde designar um mentor, para dar-lhes um mapa, até orientação para todas as senhas e papelada que eles precisarão é imprescindível. Certifique-se também de que eles sabem o seu caminho em torno do edifício e do funcionamento interno.

 

Ao ligar todos os sentidos no seu processo de recrutamento, pode construir uma marca empregadora super atraente, com uma grande reputação, uma boa experiência para o candidato, uma cultura produtiva e um processo de integração robusto – coloque todos estes sentidos juntos e terá funcionários felizes que ajudam a atrair os próprios candidatos que compartilham da sua visão e valores para conduzir a organização para a frente.

 

Em Angola utilize o Portal de emprego Jobartis para dar visibilidade às suas ofertas de emprego e atraia o melhor do capital humano  disponível no país.

Você pode gostar

Comentários fechados

Mais em Empregadores