mundo trabalhistaTodas

Empregados felizes para uma maior produtividade

As empresas estão a começar a considerar a felicidade de seus trabalhadores como um factor que influi decisivamente em seu nível de produtividade e, por tanto, no negócio. E é que um trabalhador otimista e feliz rende mais.

produtividade

produtividade

Os empregados felizes permanecem o duplo de tempo em suas tarefas, têm um mais 65% de energia e sua vinculação à empresa é maior, segundo um estudo do iOpener Institute de Oxford. Por isso, a cada vez se preocupam mais por analisar que nível de felicidade tem sua plantilla e daí podem fazer para que esse nível aumente.

Que factores influem na felicidade trabalhista

Segundo a última Encuesta de Adecco sobre Felicidade no Trabalho, desfrutar de um bom ambiente trabalhista e o desenvolvimento das próprias habilidades são os dois aspectos melhor valorizados em seu posto de trabalho.

Mas quiçá o aspecto mais revelador do estudo é o que se refere a como melhorar essa felicidade trabalhista. Neste sentido, o 84,4% dos trabalhadores interrogados contestou que uma maior racionalização de horários e a opção de trabalhar a distância fá-lhes-iam mais felizes. Em resumo, uma maior facilidade para conciliar a vida familiar e a trabalhista.

E é que, segundo diferentes estudos, a fórmula da felicidade na empresa se baseia na conjugação de três variáveis: conciliação, transparência (que potência o sentimento de vinculação à empresa) e confiança, tanto da empresa ao empregado como do empregado para a empresa.

[Tweet “Uma empresa feliz constrói-se a partir da felicidade individual da cada integrante”]

Que podem fazer as empresas para elevar o nível de felicidade de seus empregados

Uma empresa feliz constrói-se a partir da felicidade individual da cada integrante. Por este motivo, as companhias têm de pôr de sua parte e oferecer incentivos a sua equipa para que melhore seu bem-estar. Não sempre têm de ser económicos; com oferecer flexibilidade horária, a possibilidade de trabalhar desde casa ou depositar uma total confiança no profissional pode ajudar a aumentar a felicidade pessoal, incrementando assim a de grupo.

Definir as tarefas e objectivos claramente para permitir que as pessoas se identifiquem com a empresa e encontrem sentido ao esforço diário, fomentar a empatía e o bom humor e oferecer actividades de lazer fora da empresa para criar um bom ambiente de equipa são outros exemplos que propõem os experientes às empresas para ter empregados mais felizes.

e tu, te sentes feliz em tua empresa? Faz-te ser mais produtivo? Comenta e compartilha!

Você pode gostar

Comentários fechados