Empregadoresmundo trabalhistaTodas

Como ser um chefe apreciado

Primeiro há que ter em conta que, para levar a cabo uma gestão eficaz do pessoal e transformar-se num chefe querido pelos empregados, precisa-se ser capaz de escolher a bem a equipa.

Tão logo tenhas a equipa, há que geri-la, e para isso experientes apontam uma série de qualidades que devemos desenvolver para nos ser-se um bom chefe.

 

 

Propomos, à seguir, uma série de conselhos que te vão ajudar a converter em um líder para que os teus empregados te apreciem e consigas que te sigam a onde queiras levar tua empresa.

  • Continua com a tua formação. Um bom chefe não só tem que ser uma pessoa preparada e formada, também deve ser uma pessoa que sempre está a aprender e a desenvolver novas habilidades.
  • Valoriza o mérito dos demais e procura formas de agradecer. Quando um empregado tem feito um bom trabalho, é importante que o chefe o felicite e o agradeça para que se sinta reconhecido e motivado a seguir adiante.
  • Transmite as ideias e instruções de forma clara e simples. Se tens ordens contraditórias ou não específicas, os teus empregados sentir-se-ão frustrados ao não saber exactamente que é que se tem de fazer. Ordens claras motiva o pessoal e faz com que os resultados sejam melhores.
  • Mantenha uma comunicação efetiva. A comunicação constante e fluída ajuda o trabalhador a sentir-se valorizado e a identificar-se com a empresa, o que também terá um impacto positivo nos resultados. Por isso é importante manter o empregado informado sobre como vai o negócio e sobre para que está a servir o seu trabalho.

[Tweet “Como ser um chefe apreciado #Emprego #Angola”]

 

  • Gera um campo de confiança. Para que o chefe possa delegar trabalho aos seus empregados, para que a equipa possa contribuir com ideias, expressar a sua opinião e assumir responsabilidades, precisa sentir-se cómoda e apoiada. Se existe um ambiente hóstil, os empregados sentir-se-ão coibidos na hora de contribuir, podes perder ideias de melhoria muito valiosas.
  • O chefe deve delegar. Isto implica também ter confiança na equipa. Se há alguém capacitado para que desenvolva um trabalho, há que deixar que o faça com certa independência e sem a intervenção do chefe. Corrigir continuamente ao teu empregado pode eliminar a confiança do pessoal e não permite que desenvolva o seu próprio estilo de trabalho. Delegar permite melhorar os tempos de execução e reduzir o estresse.
  • Comee a ouvir. Para ser um bom chefe, há que aprender a escutar os trabalhadores para poder tomar as melhores decisões. Reconheça os seus pontos de vista e, estejas de acordo ou não, tenta entender suas razões.
  • Interesse-se pelas pessoas. No trabalho não estamos para fazer amigos, mas isso não diz que se notares a alguém triste não deves perguntar o que se passa e se um colaborador quiser falar conosco, pode sempre contar conosco.
  • Mostra iniciativa. Trata-se de manifestar um comportamento empreendedor e transmitir à equipa. Conseguir que a tua equipa se preocupe tanto como tu de alavancar o trabalho e que eles mesmos detectem tarefas a realizar e as levem a cabo inclusive antes de que tu as detectes.
  • Sê humilde. Não é necessário mostrar superioridade para deixar claro quem manda. Um líder trabalha junto com o resto de trabalhadores e quando desconhece um tema ou não está seguro pede opinião a sua equipa.

Você pode gostar

Comentários fechados

Mais em Empregadores