Cada pessoa é única e tem a sua própria forma de enfrentar as entrevistas de trabalho. Enquanto muitos preferem levá-las muito preparadas de antemão, outros preferem ser naturais e responder às perguntas de forma sincera segundo o que lhe vá ocorrendo. É normal que os nervos nos traiam e nos façam dar informação que não devemos, mas é importantíssimo dominar estes 8 pontos e não dar nunca esta informação numa entrevista de trabalho em Angola.
1. Situação financeira
Pode ser que desejas saber quanto pretendem te pagar se fores finalmente seleccionado para o trabalho e cuidas de conseguir esta informação dando a conhecer ao empregador a tua difícil situação financeira. Mas dar pena ao entrevistador e mostrar que tua principal motivação é o dinheiro (ainda que o seja) não te vai ajudar. Pensa que os teus problemas pessoais não são os problemas de teu empregador. A entrevista de trabalho é para valorizar as tuas qualidades, não as tuas necessidades.
2. Problemas familiares
Uma vez mais, os teus problemas pessoais não são os problemas de teu empregador. Além de fazer perder o tempo do empregador, podes provocar que fuja de ti. Uma empresa nunca contratará a uma pessoa com demasiados problemas pessoais, já que isto significa ter empregados desnorteados, com a cabeça em outro lugar. E uma pessoa com demasiados problemas pessoais pode significar que é uma pessoa conflictiva. Ainda que perguntem, nunca conte os seus problemas.
[Tweet “os teus problemas pessoais não são os problemas do teu empregador”]
3. Problemas legais
A empresa encarregar-se-á de verificar este tipo de detalhes, não o comentes na primeira ocasião que tenhas, e muito menos durante a entrevista de trabalho. Se tens algum problema com antigos sócios ou chefes, deves comentar à empresa só se to perguntam directamente. Mas, sem dúvida, esta não é a melhor forma de ganhar-se a confiança do empregador.
4. A tua religião
Igualmente, a tua religião não é um assunto a tratar numa entrevista de trabalho. É algo muito pessoal e não deveria ser relevante durante um processo de selecção, portanto, guarde esta informação para si.
5. Política
Pode ser um tema delicado, e igualmente ao ponto anterior, não é decisivo na selecção de uma pessoa para um posto de trabalho. Caso te perguntem durante uma entrevista de trabalho, simplesmente diga que prefere não responder à pergunta. É habitual que valorizem positivamente saber se negar a responder.
[Tweet “Informação pessoal que nunca deves dizer numa entrevista de trabalho”]
6. Problemas de saúde
Se tens estado de baixa por problemas de saúde, não é necessário que o empregador o saiba. Se pergunta-te, podes dizer-lhe que decidiste estar um tempo sem trabalhar para desenvolver projectos próprios ou para cuidar da família.
Ocorrem-te mais coisas que não devas dizer nunca numa entrevista de trabalho? Que opinião tens? Comenta partilha!