Este artigo tem como objectivo mostrar o que os empregadores procuram nos candidatos. Cada empregador deve ter bem definido o perfil de candidato que melhor se enquadra na sua empresa. É importante saber que nenhum empregador vai querer ter na sua organização profissionais sem compromisso, que não conseguem trabalhar em equipa e pouco colaborativos.
Esperamos que este artigo o ajude a identificar os seus pontos fortes e pontos a melhorar, de forma a conseguir reunir os requisitos que os empregadores.
1. Inteligência: de acordo com um estudo realizado, conclui-se que 76% da produtividade de um profissional são determinados pela sua inteligência. Deve conseguir demonstrar ter capacidade de planear, organizar, estabelecer prioridades, de resolver problemas etc.
2.Capacidade de liderança: é a vontade e o desejo de aceitar a responsabilidade pelos resultados, assim como coordenar uma equipa para os alcançar. É importante que trabalhe a capacidade de assumir o comando e aceitar a responsabilidade com o intuito de alcançar os resultados necessários.
3.Integridade: os empregadores gostam de ter na sua organização pessoas íntegras, fiéis aos seus princípios e honestas nos relacionamentos com os outros.
4.Simpatia: os empregadores costumam procurar candidatos que tenham uma postura amigável, visto que facilita o trabalho em equipa e melhora o ambiente entre colegas
5.Competência: é fundamental que um candidato tenha conhecimentos técnicos suficientes para executar as suas funções e apresente uma capacidade de se adaptar a novos desafio.
6.Força interior: até nas empresas de maior sucesso existem momentos de tensão e incerteza, pelo que todas as organizações dão prioridade a candidatos determinados e com a capacidade de ultrapassar as adversidades.
7.Organização: face ao grande número de tarefas que hoje em dia qualquer função apresenta, é necessário que um candidato demonstre ter capacidade de organização, com autonomia suficiente e que saiba estabelecer prioridades.
8.Visão generalista: os candidatos com uma visão global do negócio e que conseguem antecipar tendências na indústria e no mercado são normalmente os que têm mais oportunidades de progressão na carreira.
9.Comunicação: para se trabalhar numa organização é necessário saber trabalhar em equipa, sendo que a capacidade de comunicação é um factor fundamental a vários níveis: na transmissão de novas ideias, resolução de conflitos, etc.
Esperemos que este artigo lhe tenha sido muito útil. Considera que há outros factores igualmente importantes que os empregadores procuram? Partilhe a sua opinião nos comentários
Caso tenha em breve uma entrevista de emprego, veja aqui as dicas que temos para si!