As redes sociais possibilitam uma comunicação interactiva entre os usuários, que se relacionam por diferentes motivos: sejam de valores, grupos, objectivos em comum. É fundamental que tenha um especial cuidado como se comporta nestes meios de comunicação visto que certo tipo de conteúdo que for publicado por si pode ser mal interpretado e pode prejudicá-lo durante um processo de selecção.
As redes sociais tornaram-se uma ferramenta muito importante para os recrutadores verificarem os perfis pessoais dos candidatos a vagas de emprego. Podem não ser o factor mais importante no processo de selecção de candidato, mas não podemos negar que elas podem contribuir para que um candidato não seja admitido.
Este artigo aborda os principais erros cometidos e condutas não recomendadas nas redes sociais para os profissionais que estão a procurar trabalho. Se você procura em emprego, aconselhamos a ler este artigo até ao fim para evitar erros que lhem podem custar a sua sonhada vaga de emprego.
1. Reclamar constantemente
Caso tenha uma tendência a reclamar nas redes sociais sobre os problemas e situações que surgem na sua vida, aconselhamos que tente conter esse comportamento. Esse comportamento passa uma imagem muito negativa, pois não existe equipa que goste de trabalhar com uma pessoa que reclama muito e mal-humorada. Por exemplo, se numa empresa existir um profissional que reclama muito e que está sempre mal-humorado a tendência é afectar os colegas, prejudicando a moral da equipa.
2. Publicar imagens inapropriadas
Existem muitas pessoas que não dão importância a este tópico e divulgam publicamente fotografias em situações menos próprias. Evite publicar este tipo de imagens ou então restrinja o acesso apenas às pessoas que lhe são mais próximas.
3. Discussões on-line
Vivemos tempos em que existe uma polarização e radicalismo de opiniões sobre praticamente todos os temas, pelo que evite participar discussões mais acaloradas na Internet. Quase sempre, esse tipo de situação acaba em troca de ofensas e vira um verdadeiro bate-boca virtual sem limites. Se o seu perfil for visitado por um recrutador, ele ficar com uma impressão muito negativa sobre como você lida com situações de stress ou opiniões diferentes da sua.
4. Posts ou comentários preconceituosos
Publicar conteúdos que incentivem o ódio ou comentários preconceituosos prejudicam a convivência social. Esse tipo de comportamento faz com que empregador descarte o candidato no momento. Tendo em conta que as empresas gostam de apostar na diversidade e inclusão, apostam em pessoas que saibam respeitar as diferenças.
5. Uso incorrecto de língua portuguesa
Apesar de que nas redes sociais exista uma tendência para se usar uma linguagem mais descontraída, isso não significa que você deva escrever de qualquer maneira. Importa recordar que a forma como se expressa diz muito sobre o seu perfil. Escrever correctamente nas redes sociais mostra que é uma pessoa cuidadosa e atenta aos detalhes, valores muito valorizados por qualquer empresa que esteja a recrutar.
6. Mentir sobre qualificações
Exista uma tendência nas redes sociais a tentar mostrar-se que uma pessoa é bem-sucedida, o que pode levar a colocar competências e habilidades que não são verdadeiras, em especial no LinkedIn. Por exemplo, se nas redes sociais indicar que fala fluentemente inglês, no momento de entrevista de emprego o recrutador pode tentar verificar se o que indicou corresponde a realidade.
7. Dizer mal sobre uma empresa onde trabalha ou já trabalhou
Já vimos alguns profissionais utilizarem as redes sociais para desabafar sobre uma certa situação que lhes aconteceu no local de trabalho. Não fica bem falar mal publicamente sobre o chefe, colegas ou sobre a empresa em geral, essa atitude pode demonstrar falta de compromisso e ética. Por exemplo, nunca exponha nas redes sociais se a sua relação com seu chefe não é das melhores ou se saiu de uma empresa por algum tipo de divergência.
Podemos concluir que há muitas formas de cometer erros nas redes sociais que podem comprometer o seu futuro profissional. É importante ter muita atenção ao que você publica, gosta e partilha. Mesmo após ser contratado é fundamental siga estas regras do bom senso na internet. Não se esqueça de que assim como você pode pesquisar mais sobre a empresa, eles também podem pesquisar sobre si nas redes sociais.
Tem alguma dúvida ou sugestão? Está preparado para revisar o seu perfil e certificar que não comete esses erros nas redes sociais? Partilhe a sua opinião nos comentários e não se esqueça de partilhar este artigo nas suas redes sociais.