Estar numa situação de desemprego é muito difícil, razão pela qual muitas pessoas sentem um misto de sensações: tristeza, ansiedade, medo, desespero, etc. É normal que nesta fase se sinta pressionado, pelo que deve procurar maneiras de manter a tranquilidade até conseguir emprego. Afinal de contas, estes sentimentos negativos não o irão ajudar na pesquisa de emprego, apenas o sobrecarregam emocionalmente. Se você está na situação de desemprego, a primeira coisa que deve colocar na sua mente é que este período difícil vai passar e precisa manter a calma até conseguir um novo emprego.
Rentabilize o seu tempo
Com a ausência da rotina de trabalho deve utilizar o seu tempo para para actividades de lazer e para aprender coisas novas ou aprofundar conhecimentos sobre um certo tema. Deve equilibrar o seu dia entre lazer e tempo para actualizar o seu currículo, fazer contactos com pessoas que podem ajudar e estudar através de cursos ou especializações.
Organize o seu dia
Uma das coisas mais comuns quando se encontra no desemprego é deixar de ter rotinas diárias. Muitas pessoas sentem-e perdidas sem horários fixos e rotinas, não sabem por onde começar a fazer algo e acabam perdendo o ânimo. É fundamental que crie uma rotina, com horários definidos para cada tarefa. Assim quando terminar o seu dia irá ver como fez várias coisas, o que faz com que se sinta mais produtivo e confiante.
Mantenha uma postura profissional
Não permita que esta situação afecte a sua inteligência emocional, lembre-se que você vai ultrapassar esta fase. Ao manter a sua postura profissional é irá tornar-se mais atractivo para os recrutadores.
Informe a sua rede de contactos que procura emprego
Suponhamos que você tem um problema e que não o partilhou com as pessoas mais próximas, desta forma não tem como o possam ajudar. Por isso, não sinta vergonha de informar os seus contactos que procura um novo emprego. Quanto mais contactos informar, maior é a probabilidade de receber informações sobre novas oportunidades de emprego. Entre em contacto com quem já trabalhou, sejam chefes ou colegas. Quanto mais pessoas o apoiarem e estiverem disponíveis para o ajudar neste momento, mais seguro se sentirá.
Mantenha-se positivo
De acordo com estudos feitos pela universidade de Harvard, o desemprego pode provocar baixa auto-estima e afectar a saúde mental. Deve manter-se sempre positivo e ter confiança nas suas capacidades e no valor do seu trabalho.
Sonhe sempre alto
Segundo os especialistas, uma das maneiras mais eficazes para manter a auto estima elevada é alimentando os seu sonhos. Ou seja, visualizando na sua mente os objectivos que pretende alcançar na vida. Mantenha sempre um padrão de pensamentos positivos. Assim, não sentirá pena de si mesmo, não se sentirá mais culpado pela situação e irá entender que o momento que estás passar é temporário, melhores dias virão. Vão sempre existir problemas e dificuldades, cabe a vocês saber qual a postura que deve adoptar durante os momentos difíceis. Não desista diante dos problemas, seja forte e lute para conquistar o melhor para si.
A Jobartis pode ser uma ferramenta fundamental para encontrar o emprego que procura, sendo que agora pode criar alertas de vagas de emprego de acordo com os seus interesses.
Caso tenha mais alguma dica ou questão sobre este artigo, partilhe nos comentários.