A procrastinação é um problema comum que afeta muitas pessoas nas suas vidas pessoais e profissionais. Todos nós já experimentamos aqueles momentos em que adiamos tarefas importantes, optando por fazer algo mais agradável ou menos desafiador.

O que é Procrastinar:

Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.
Ou seja, quando um trabalho não recebe a devida atenção e importância que deveria, sendo deixado de lado para a produção de outras atividades menos importantes, por exemplo.

Por normal, o ato de procrastinar está relacionado com a ansiedade, stress, falta de criatividade e outros sentimentos que ajudam a desconcentrar a pessoa do seu objetivo.

Causas da procrastinação

Dizem por aí que procrastinação é “coisa de gente preguiçosa”. Não é bem assim.
A verdade é que a conduta pode ter causas psicológicas e fisiológicas.

Psicológicas

A procrastinação pode estar ligada a distúrbios mentais, como ansiedade e problemas de autoestima. Há quem deixe de realizar uma tarefa por medo de reprovação.Assim, ela acaba ficando sempre para depois.

Fisiológicas

Outra causa da procrastinação está relacionada ao cérebro, mais precisamente ao córtex pré-frontal. Se há algo incomum com essa área, como uma lesão, por exemplo, o indivíduo pode sofrer mais com as distrações externas.

Isso ocorre porque o córtex pré-frontal é responsável, entre outras coisas, pelo controlo dos impulsos e determinação do foco.

Maneiras de evitar a procrastinação

Você já se pegou procrastinando e adiando tarefas importantes? Não se preocupe, isso é muito comum. Mas, se você deseja se tornar mais produtivo e alcançar os seus objetivos, é importante aprender a evitar a procrastinação. Aqui estão 5 maneiras simples de fazer isso:

Crie um plano:

Estabeleça metas e prazos para suas tarefas e faça uma lista do que precisa ser feito. Isso irá ajudá-lo a visualizar os seus objetivos e a manter-se organizado.

Faça um pouco a cada dia:

Em vez de deixar tudo para a última hora, divida as tarefas em pequenas etapas e faça um pouco a cada dia. Dessa forma, você não se sentirá sobrecarregado e terá mais oportunidades de concluir tudo a tempo.

Elimine distrações:

Desligue o celular, feche as abas do navegador que não estão relacionadas ao trabalho e evite outras distrações que possam atrapalhar o seu foco.

Defina um horário para trabalhar:

Estabeleça um horário específico para realizar as suas tarefas e crie uma rotina de trabalho. Isso ajudará a treinar o seu cérebro para se concentrar e produzir mais durante essas horas.

Pratique a autodisciplina:

A procrastinação muitas vezes é resultado de falta de disciplina. Por isso, é importante desenvolver a habilidade de se motivar e de se manter comprometido com as suas tarefas.

Não deixe a procrastinação atrapalhar a sua produtividade e o seu sucesso. Com essas dicas, você pode evitar a procrastinação e alcançar os seus objetivos com mais facilidade.

Se deseja tornar-se uma pessoa mais proactiva pode aprender isso no nosso artigo Como se tornar mais proactivo no seu trabalho

SOBRE A JOBARTIS

A Jobartis é o maior portal de emprego de Angola, sendo detentor da maior Base de Dados com mais de 700.000 candidatos e mais de 11.000 empresas usando as suas soluções de recrutamento e Employer Branding. É também a empresa organizadora da maior da Feira do Talento, um evento anual que visa promover/dinamizar os processos de recrutamento nas empresas. A Jobartis tem hoje as suas próprias operações em Espanha, Portugal, Angola, Zâmbia e Camarões, e também é membro da The Network , a Associação Internacional exclusiva de portais de emprego, com a qual podemos obter talentos de todo o mundo, através de 180 parceiros internacionais.

Alexandre Francisco
Técnico de Base de Dados | Profissional de Marketing

Você pode gostar

1 Comentário

  1. Preciso tanto de um emprego prometo dá meu melhor sem subsalto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais em Todas