A proactividade é um das habilidades cada vez mais procuradas pelas empresas quando procuram novos profissionais.
Podemos afirmar que a maneira como é visto o ambiente laboral diverge de trabalhador para trabalhador. Visto que há funcionários que vão trabalhar consoante os objectivos e tarefas que lhe são propostos pelos seus superiores e existem os trabalhadores proactivos.
Geralmente um funcionário proactivo actua, não reage a um acontecimento. Age premeditadamente sobre um futuro evento e tenta sempre estar envolvido com o que se passa ao seu redor. Estar um passo à frente é fundamental. Qualquer funcionário consegue tornar-se proactivo, se precisar de melhorar a sua produtividade e tornar-se mais proactivo, este artigo é para si. Conheça as nossas dicas:
Tal qual como já fizemos referência que a proactividade é uma competência que pode ser desenvolvida por qualquer profissional. Razão pelo qual, é necessário treinar, visto que é uma habilidade ligada ao comportamento. As pessoas podem e se esforçam para mudar o comportamento quando se consciencializam de que isto terá um efeito positivo.
Outro ponto tem a ver com a vontade de querer mudar e, para isso, o profissional deve estar aberto a receber feedback sobre este comportamento e começar a treinar a mudança de atitude no dia-a-dia, quando estiver diante dos problemas.
Organização, equilíbrio e positividade
A proactividade implica organização. Esta abrange o seu pensamento, o seu espaço e a sua agenda. Estabelecer um determinado tempo para cada tarefa permite uma maior eficiência no trabalho e uma maior capacidade para aproveitar oportunidades. Esta organização também deve incluir os seus momentos de descanso.
Em qualquer área da vida é fundamental possuir atitude positiva pode fazer fazer diferença. Encare as tarefas que vai exercer de forma positiva influência em diversas das situações, tornando-o num trabalhador que está preparado.
Traga soluções
Em outras palavras a proactividade no ambiente de trabalho quer dizer trazer soluções. Os problemas existem de todas as naturezas, dos mais simples aos mais complexos, e as empresas querem pessoas que resolvam as questões que estão impedindo o bom andamento dos processos.
Comunicação, conexão e network
A outra forma de um funcionário se tornar mais proactivo tem a ver em observar os seus superiores na empresa. Sempre que possível, passe algum tempo com eles de modo ganhar mais retrospectivas através dos seus comportamentos. Experimente algumas das suas técnicas, mas tendo sempre a noção de que nem todas podem resultar consigo.
Faça questão de demonstrar que pretende estar mais envolvido. Crie as suas próprias oportunidades, e não fique à espera que lhe perguntem a sua opinião ou ideias.
Objectivos, persistência e excelência
Seja na vida pessoal como profissional, é necessário definir os seus objectivos por mas que seja pequeno. Sem sombra de dúvida que ao anotar tudo o que pretende alcançar, assim como datas para os atingir. Assim que as tiver em mente, conseguirá alcançar o que pretende. Um conjunto de pequenos objectivos que levam a uma maior contemplação evitam as tarefas de se tornarem insuperáveis.
Por mais que parece difícil é preciso manter-se fiel aos seus objectivos. Isto implica ultrapassar obstáculos e medos. Não fique na sua zona de conforto, para se tornar mais resiliente.
Isto foi sempre assim se deseja alcançar a excelência do início ao fim. Comprometa-se a apresentar sempre o seu melhor trabalho. Dê o seu melhor e apaixone-se pelo que faz. Independentemente da sua tarefa, isto permite-lhe tornar-se mais eficiente.
Celebre e seja flexível
Uma das formas de se tornar proactivo, é festeja o seu sucesso, seja pequeno ou grande isto contribuí muito para esse caminho.
Para além de festejar a sua conquista outro ponto que não menos importante é ser flexível, e tenha a consciência que não pode prever todos os resultados possíveis, pois reagir ao imprevisto também é um traço relevante num trabalhador proactivo.