mundo trabalhistaTodas

Como deve ser o teu primeiro dia numa nova empresa

Após ter passado por muitas entrevistas frustradas, tens finalmente conseguido o trabalho e preparas-te para enfrentar o teu primeiro dia no teu novo posto. Deixamos-te aqui as chaves para ter sucesso tanto no primeiro dia na nova empresa como nos seguintes dias.

new-job

Sê tu mesmo. Quando somos novos num lugar, sempre tentamos ser a melhor versão de nós mesmos, e isso é bom. Pelo contrário, fingir outra forma de ser tem pouco sentido; se tudo vai bem, o dia a dia fará que aflore a tua verdadeira personalidade, no entanto, não forces as coisas no primeiro dia, sê tu mesmo.

Um dos maiores erros que podes cometer no novo emprego é te acanhares com as dúvidas, de modo a que tenhas medo de perguntar tudo o que não entendas. És novo, não nasceste sabendo, no entanto, pergunta sempre que não souberes de alguma coisa. Nos dias anteriores ao teu primeiro dia podes inclusive elaborar uma lista das tuas principais inquietações a respeito dos processos, a organização da empresa ou qualquer coisa que desejes saber sobre teu novo posto.

Apresenta-te. Os teus novos colegas quererão saber quem és, a que te dedicavas dantes e, sobretudo, que papel desempenharás na empresa, quais serão as tuas tarefas ou de que departamento dependerás. É o teu primeiro dia, deste modo, não te podes permitir ser tímido, não hesites em te relacionar aos novos colegas para fazer os teus primeiros contactos na empresa. Lembra que o novo és tu.

[cta id=”655″ align=”none”]

Escuta, escuta e escuta. Durante o primeiro dia, é básico absorver tudo aquilo que os teus superiores ou colegas te expliquem. Quiçá estejas acostumado a realizar as coisas de outra forma, mas já terás tempo para sugerir mudanças ou indicar aspectos a melhorar. Dedica o teu primeiro dia a obter uma visão geral da forma de funcionar da empresa e os colegas.

Não tenhas medo de errar já que como tenho mencionado anteriormente, ninguém nasce ensinado, e é pouco provável que a tua nova empresa te peça que não cometas nenhum erro nos teus primeiros dias. Equivocar-se é humano e rectificar é de sábios, no entanto, esquece a pressão e dá o melhor de ti. Se te enganas, reconhece-o e pede ajuda aos teus colegas ou superiores para que dito erro não se volte a se repetir.

Tem uma grande iniciativa durante o primeiro dia, na primeira semana, e todos os dias do ano, já que a tua empresa valorizará de forma realmente positiva a tua iniciativa. Pergunta, comenta e oferece-te, não esperes sentado que cheguem as ordens de teu chefe.

[Tweet “Como deve ser o teu primeiro dia numa nova empresa”]

 Comporta-te como mais um. Não serás um empregado menos válido por aceitares convites para almoço, mas, se estes fazem parte da cultura da empresa, não há nada de mau em relacionar de outras formas com teus colegas. Fixa-te no comportamento dos teus colegas, isto dar-te-á pistas sobre as regras que existem na empresa.

Desfruta. Quem disse que não se pode desfrutar do primeiro dia de trabalho? Seguramente tens trabalhado duro para conseguir este posto e hoje tem chegado o teu momento. Inspira fundo, relaxa-te e desfruta da tua nova oportunidade laboral!

Você pode gostar

Comentários fechados