Se estás a pensar seriamente em dar um novo rumo a tua carreira profissional, seguramente é porque não estás contente em teu atual posto de trabalho e é hora de uma mudança profissional.
Para não arrepender de uma decisão em muitos casos drástica, convém não se precipitar e traçar um plano de carreira a médio e longo prazo, tendo em conta nossos gustos e habilidades, bem como a demanda do mercado trabalhista. Tanto se queres avançar dentro de tua empresa como mudar de sector de actividade, te propomos uma série de conselhos a ter em conta para que tua decisão se converta num sucesso:
Reflexiona sobre tua situação atual. Dantes de planificar teu futuro profissional, deves reflexionar sobre que e por que queres mudar de trabalho. Parte do mais singelo, como avaliar que é o que mais gostas e o que te desagrada de de teu posto atual. Pode que queiras manter certos aspectos de teu trabalho e mudar outros (horário, determinadas funções…) ou bem penses numa mudança mais radical. Isto servir-te-á como ponto de partida para definir os passos a seguir. Deves ter muito claro que queres em teu trabalho, que é o realmente imprescindível e ao que não estás disposto a renunciar.
Conhece-te. Sabes qual é tua vocação? Que é o que realmente te apasiona? Trata-se de averiguar que é o que te motiva e sincerarte sobre a viabilidade para o conseguir.
Identifica tuas habilidades e conhecimentos. Em que és bom? Analisa teus pontos fortes e teus pontos débis como profissional. Se pensas no trabalho que fazias até agora, poderás dizer o tipo de tarefas que se te davam melhor, as que se te davam pior e as que gostavas mais e menos. Analisa teu perfil tendo em conta tua formação, aptidões, concorrências, personalidade, valores e interesses.
[Tweet “Estuda a situação do mercado para descobrir se o sector que nos interessa oferece demanda”]
Define teus objectivos. Pensa em como queres ver num futuro e te propõe objectivos a médio e longo prazo que sejam realistas e cuantificables no tempo. Estabelecer prazos temporários é um método que ajuda aos cumprir.
Informa-te. Uma vez que tens conseguido definir aquilo que queres fazer, deves realizar uma análise das possibilidades do levar a cabo. Para isso, há múltiplas opções para asesorarte. Desde serviços de orientação que ajudar-te-ão a traçar um plano, Internet, feiras de emprego… Pede conselho e opinião a pessoas que têm trabalhado em isso e procura aos gurús do sector os seguindo em redes sociais, por exemplo.
Analisa o mercado de trabalho. Estuda a situação do mercado para descobrir se o sector que nos interessa oferece demanda e também o perfil requerido para o já que te interesse.
Forma-te. Se queres mudar, prepara-te para isso. Uma mudança de carreira provavelmente requeira adquirir novos conhecimentos. A formação contínua é fundamental para manter-se actualizado. Também há que ter em conta as concorrências. Liderança, dinamismo, capacidade de negociação e de inovação são algumas das mais demandadas pelas empresas. Se estás a pensar em realizar algum curso em Angola, visita www.educartis.co.ao
Estás a pensar em dar uma mudança profissional? Comenta e compartilha!