Encontrar EmpregoTodas

Networking durante os estudos para encontrar trabalho

Actuais colegas de turma, possivelmente serão colegas de trabalho. Tu e a maior parte da tua turma se irão dedicar ao mesmo durante os próximos anos.  Deste modo não seria raro que te voltasses a encontrar com algum desses antigos colegas de estudos no futuro como colegas de trabalho, seja como colaboradores, chefes ou subordinados. Razão importante para cuidar dessas relações e mantê-las a longo prazo. Nunca se sabe onde se pode apresentar essa oportunidade que te abra portas ao emprego.

Networking em vos estudos

Networking nos estudos

O professor que dá a aulas está aí por algo. Seguramente porque é um conceituado profissional do seu sector, com numerosos conhecimentos a suas costas. É o que um curso te oferece, a oportunidade única de fazer contacto pessoal e estreito com profissionais e reputados especialistas na actividade em que te formas. Pessoas à que, provavelmente, custar-te-ia muito encontrar em outras circunstâncias. É boa ideia destacar. Participa em debates de turma, e se necessário, de forma respeitosa e argumentada, questiona propostas. Não se esquecerão de ti.

Com frequência subestimamos o poder das associações de antigos alunos das escolas de negócios. Mas por trás destas organizações há milhares de profissionais, muitos deles em postos de responsabilidade, que têm um vínculo direto contigo. Profissionais que estarão muito dispostos a ajudar ou a aconselhar todo candidato procedente da mesma escola ou universidade em que eles se formaram. Apontar à associação e envolver-se em algumas das suas actividades pode ser uma interessante via para ampliar oportunidades profissionais.

[cta id=”655″ align=”none”]

Faz-te visível. As oportunidades de networking não terminam na tua sala, os teus colegas de formação e os teus professores. A escola organiza um monte de actos que também podem ser muito interessantes do ponto de vista dos contactos. Assistir à conferências e seminários, participar em actividades lúdicas como visitas culturais ou inclusive tomar a iniciativa de propor tu uma actividade interessante ou escrever no blog da escola converter-te-á num membro ativo e valorizado da tua comunidade.

Uma carteira de emprego a tua disposição. Quase todas as escolas de negócios de prestígio dispõem de uma carteira de emprego para ajudar os seus estudantes a conseguir emprego ou práticas trabalhistas. Aproveita essa enorme rede que se põe ao teu alcance. E não te limites a enviar o teu currículo por e-mail. Visite-os e aborda a viva voz as tuas motivações e preferências. Seguramente serão bem mais ativos com teu perfil uma vez que te tenham conhecido em pessoa.

Networking durante os estudos para encontrar trabalho

O poder do LinkedIn. Não percas nenhuma oportunidade para estender os teus tentáculos dentro da rede social profissional por excelência: LinkedIn. Podes começar por procurar uma página de tua escola e assegurar-te de que te identificas adequadamente como aluno para que outros antigos estudantes possam te identificar como tal. Nesta publicação falamos sobre como utilizar Linkedin para encontrar trabalho.

Usa as outras redes sociais. Facebook é também um canal de passagem quase obrigatório para um estudante de pós graduação. Nelas terás a oportunidade de estreitar laços com os teus colegas, compartilhar e guardar um registro mais pessoal e distendido das actividades realizadas durante o teu passo pelo mestrado. Também servirão para difundir notícias da escola, fazendo-te sentir parte delas e aumentando o orgulho de pertencer a essa comunidade que fazes parte. Pensa também em começar a escrever um blog!

 

Você pode gostar

Comentários fechados