mundo trabalhistaTodas

Truques para falar em público

O sistema educativo determina em grande parte a nossa capacidade de falar em público. Se alguma vez teve a ocasião de partilhar a sala com estudantes norte-americanos ou ingleses terá observado a grande facilidade que têm para falar em público perante grande audiência.

Falar em publico

Falar em público

Nesta publicação apresento alguns truques e conselhos para que possa desenvolver a mesma facilidade e possa também enfrentar uma grande audiência.

Pratica desde pequeno.

Mesmo não sendo mais um menino, não deves pensar que já não há nada a fazer. Mas é importante que estejas consciente deste ponto para que possas favorecer aos teus filhos uma boa prática de fala em público. Se alguém lhe pergunta algo, não responda pelo seu filho, deixe-o. Deixe-o expressar-se, dar sua opinião e escute as suas ideias sem as menosprezar. Faça com ele brincadeiras  que melhorem a comunicação. Sugira-lhe aulas de teatro, música, dança…

Prepara o discurso.

Falar em público requer preparação, não é algo que se possa improvisar. Para prepar o discurso é necessário ter em conta uma série de factores. Se tens o discurso preparado, tens praticamente todo o trabalho feito. Ter preparado o que vais dizer faz com que os nervos de falar em público desapareçam.

[Tweet “Falar em público requer preparação, não é algo que se possa improvisar.”]

Escreve o discurso. Pensa no que queres dizer, por que é importante que isto se saiba, quem é o público ao que te vais apresentar… O ponto está em ser breve e claro, evitando usar palavras demasiadas técnicas que o teu público pode não entender bem. Ajuda a concentrar-se sem que o meio te distraia, com o que evitar-se-á estar nervoso.

Ensaia. Olha para o espelho e expõe teu discurso em voz alta e fazendo uma cronometragem, como se estivesses a falar perante um grande público. Geralmente tem-se um tempo para falar e deves controlá-lo. Os nervos do momento farão que fales mais depressa, mas deves tentar falar a bom ritmo e controlar a voz fazendo ênfase nas pausas ou conceitos mais importantes.

Leva notas de apoio. Servirão para te sentires mais seguro. Mas utiliza-as só se realmente as precisas. Servem também para ter as mãos ocupadas, o te deixará menos nervoso. Mas tenha cuidado, já que isto também pode ser um problema. Não amolgues os papéis enquanto falas, mantém tuas notas firmes, ordenadas e limpas.

[Tweet ” O melhor conselho que te posso dar para que percas o medo em falar em público é que pratiques. “]

Conquista o teu público. É importante manter contacto visual com o teu público. Estar constantemente a ler o papel que preparaste de apoio dá um aspecto pouco profissional e pouco preparado.  É preferível levar umas notas e procurar apoios através da olhada entre os assistentes como, por exemplo, as pessoas que concordam com o que dizemos ou que sorri verdeiramente, é importante que também o façamos nós. Pode-se escolher uma piada para começar ou alguma referência engraçada à actualidade ou ao desenvolvimento da actividade oem que te encontras envlvido. É uma forma de fazer o público relaxar e à ti também.

O melhor conselho que te posso dar para que percas o medo em falar em público é que pratiques. Expõe-te ao que tanto te dá medo. Sempre que tenhas a oportunidade de expor algo perante uma audiência, faz, simplesmente, sem pensar muito. Quanto mais vezes o fazes, mais fácil dará certo.

Falar em público é uma arte que poucos dominam. Alguma vez tiveste que enfrentar uma grande audiência? Que outros conselhos nos darias? Comenta e partilha!

Você pode gostar

Comentários fechados