Um estudo recentemente divulgado indica que Angola subiu 14 posições no ranking dos países onde as pessoas gostariam de trabalhar. Ocupando actualmente a 67ª posição em uma lista de 196 países, os brasileiros e portugueses, respectivamente, figuram como os principais interessados para trabalhar em Angola.
Denominado Global Talent Survey, trata-se de uma pesquisa do mercado de trabalho ao nível mundial, que contou com a participação de 209.000 pessoas em 196 países. O mesmo é desenvolvido pela Boston Consulting Group – BCG, The Network e conta com a parceria do Portal de Emprego Jobartis em Angola.
A pesquisa referente ao ano 2021 resultou em três relatórios, tendo o primeiro analisado a Preferência de Mobilidade – Onde as pessoas querem trabalhar: Relatório de Angola e Relatório Mundial.
O segundo e o terceiro relatório que serão divulgados nos próximos dias, abordam respectivamente, O que as Pessoas Consideram Importante no Trabalho – Como as pessoas querem trabalhar, e As Respostas às Mudanças Ocorridas no Trabalho – Mudanças nas carreiras.
A Covid-19, a contratação remota internacional, a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão foram as novas temáticas incluídas no Global Talent Survey 2021. O estudo revela que se por um lado a vontade dos profissionais pelo mundo em trabalhar no exterior dos seus países diminuiu em quase 10% (comparado a 2018), por outro lado a mobilidade virtual cresceu, tendo as restrições e incertezas impostas pela pandemia desempenhado um factor de influência.
Em Angola, a pesquisa contou com cerca de 5.000 participantes, dos quais 60% manifestou vontade de trabalhar no exterior tendo como principais países de interesse Portugal, Canada e EUA, respectivamente.
Um outro destaque reside no actual posicionamento dos EUA, que pela primeira vez em 8 anos perdeu seu status de lugar onde os estrangeiros mais gostariam de trabalhar, sendo o Canadá agora considerado o principal destino. Esta alteração representa também o impacto da pandemia nas atitudes das pessoas em relação ao trabalho no exterior, reduzindo seu interesse em geral e inclinando-as para os países que fizeram o melhor trabalho de conter o coronavírus.
O Portal de Emprego Jobartis digulga os relatórios nas seguintes datas:
1º Relatório: Preferência de Mobilidade (Virtual) – Onde as pessoas querem trabalhar, 04 de Março de 2021.
2º Relatório: O que Importa no Trabalho e Outras Preferências – Como as pessoas querem trabalhar, ~30 de Março de 2021.
3º Relatório: Respostas às Mudanças Ocorridas no Trabalho – Mudanças nas carreiras, ~26 de Abril de 2021.
Para informações adicionais sobre o Global Talent Survey, a equipa Jobartis estará disponível a partir do seguinte contacto: info@jobartis.com
Consulte também o relatório Global Talent Survey 2019 clicando aqui.
A pesquisa global de talentos pode fornecer dados relevantes para decisões estratégicas:
- Novos insights sobre atratividade dos países, reflexão para a política/tendências reais através de nossos dados;
- Ajustar a necessidade de capital humano;
- Efectuar planos para o mercado global de talentos, validando suas ambições e preferências;
- Entender onde procurar talentos, o que oferecer, como atrair segmentos específicos (por exemplo, juventude, digital…);
- Entender as tendências de talentos que possam influenciar ou provar/refutar a estratégia atual de trabalho e imigração.
Sobre o Jobartis
Jobartis é o maior portal de emprego em Angola, comprometido com a simplificação do processo de recrutamento e o desenvolvimento de soluções eficazes para a atracção e retenção dos talentos nas empresas. Jobartis dispõe da maior base de dados de profissionais em Angola, tendo alcançado mais de 700.000 candidatos registados e mais de 11.000 empresas.
A actualmente o Jobartis encontra-se presente em 5 países africanos: Angola, RDC, Camarões, Gabão e a Zâmbia, sendo em Angola sua principal operação.
Sobre o Boston Consulting Group
Boston Consulting Group tem parceria com líderes de negócios e da sociedade para enfrentar seus desafios mais importantes e capturar suas maiores oportunidades. BCG foi o pioneiro em estratégia de negócios quando foi fundado em 1963. Hoje, ajudamos os clientes na transformação total – inspirando mudanças complexas, permitindo que as organizações cresçam, construindo vantagem competitiva e impulsionando o impacto nos resultados financeiros.
Sobre a The Network
The Network é uma aliança global de mais de 60 sites de recrutamento líderes, comprometida em encontrar os melhores talentos em mais de 130 países. Fundada em 2002, a The Network se tornou a líder global em recrutamento online, atendendo a mais de 2.000 corporações globais. Oferecemos a essas empresas um único ponto de contato em seus países de origem e permitimos que trabalhem em uma única moeda e com um único contrato – ao mesmo tempo que lhes oferecemos acesso a uma força de trabalho global.