Um estudo realizado pela Jobartis, portal de emprego em Angola, aponta que as ofertas de emprego em Angola reduziram em 21% após o início das medidas de restrição para o combate contra a Covid-19 comparativamente ao mesmo período de 2019.
De acordo com o portal Jobartis, as limitações de operações das empresas desde o decretamento do Estado de Emergência e do Estado de Calamidade, acrescentadas às condições económicas em Angola fortemente condicionadas pela baixa do preço do petróleo, contribuíram para a redução do número de ofertas de emprego, que deverão manter a tendência registada, devido a supressão e cancelamento de diversos projectos de investimento com possibilidade geração de postos de trabalho.
“Trata-se de um estudo desenvolvido com a finalidade de ajudar as Empresas, o Governo e as Entidades interessadas nas condições actuais do mercado de trabalho, pese embora os dados tomados em conta sejam referentes à plataforma Jobartis, todavia entendemos que os resultados reflectem a tendência do mercado de trabalho em Angola. ” Disse Mauro Domingos, Coordenador de Operações da Jobartis.
O estudo realizado entre 25 de Março e 15 de Junho, período que inclui também a quarentena vivida no país (recolhimento domiciliar), aborda adicionalmente outros dados como áreas de função das vagas publicadas, sector das empresas, candidaturas recebidas num relatório divulgado no dia 28 de Julho.
Relativamente às áreas de função das vagas divulgadas durante o período em análise, a Jobartis constatou 4 principais, nomeadamente consultoria, indústria transformadora/produção, distribuição/comércio e prestação de serviço.
Relativamente as áreas de função das vagas divulgadas e solicitadas pelos empregadores durante o período em analise em comparação com o ano anterior, constatou-se uma nova posição no top 5 de vagas mais solicitadas pelas empresas, nomeadamente a Consultoria (Auditoria e Estratégia Empresarial), pela necessidade de resposta aos desafios impostos pelo mercado.
SOBRE A JOBARTIS
Jobartis é o maior portal de emprego, criado e sediado em Angola há 7 anos.
Tendo se tornado a principal referência no que diz respeito a divulgação de ofertas de emprego e outros serviços inerentes ao sector de Recursos Humanos, Jobartis dispõe actualmente de uma Base de Dados de mais de 700.000 candidatos registados e mais de 11.000 empresas que usaram a solução para recrutamento, tendo sido preenchidas mais de 80.000 vagas por via da plataformas online.