A situação pandêmica actual e as várias medidas para fazer face ao vírus, como o distanciamento social e o Estado de Emergência recentemente prorrogado pela terceira vez, limitando e condicionando os procedimentos habituais das empresas, obrigam a que estas sejam criativas nas actividades agora em regime de teletrabalho, particularmente em recrutamento.
Na Jobartis definimos um modelo padrão para entrevistas de emprego num formato online enquanto vigorar o estado de emergência. É a tecnologia que está a ser usada para manter a continuidade em muitos negócios e as apps que permitem videoconferências, como Skype, WeChat Work, Zoom e Slack, aumentaram a sua utilização.
Embora alguns negócios tenham reduzido o volume, todavia outros aumentaram suas operações ou adaptaram-se implementando novos procedimentos. Implicando assim nos processos de recrutamento.
A Jobartis por exemplo, sempre considerou as videochamadas e testes online para uma ou mais fases do processo de recrutamento, sobretudo para candidatos cuja presença estava condicionada ou que estivessem em outros países. Por isso, e eventualmente também para outras empresas, a diferença consiste apenas no maior alargamento deste modelo e sua aplicação padrão com a tranquilidade de que a capacidade e experiência do candidato não serão condicionadas em detrimento do contacto presencial.
A fase actual marca aos entrevistadores e entrevistados, pois alguns estão acostumados a entrevistas presenciais e o momento impõe mudança para entrevistas ou testes remotamente (online).
Pensando nisso, partilhamos alguns itens importante para ter uma boa experiência com entrevistas por via de uma videochamada:
Teste o equipamento e a conexão com a internet
Verifique previamente se o programa ou aplicação que irás utilizar está operacional e se o equipamento está conectado à internet. Caso a ligação seja por wi-fi tenha em atenção se o local em que irá realizar a entrevista está próximo da origem do sinal.
Aproveite para verificar se o microfone está funcionando, se o que você diz pode ser compreendido sem interferências, se a imagem está clara e se a câmera está de fato focada em você.
Embora alguns imprevistos nem sempre são acautelados, todavia é necessário minimizar as hipóteses de ocorrerem problemas.
Escolha um local para a Entrevista
Escolha um local que cumpra os seguintes critérios: iluminado, silencioso, com um fundo neutro (por exemplo uma parede que tenha apenas uma cor) e com boa acústica.
Garanta igualmente que não sejas incomodado por ninguém com quem estejas a partilhar o espaço. Há exemplos de entrevistas remotas em que o candidato estava em um espaço público com muita gente em volta passando e fazendo barulho.
Estes aspectos podem atrapalhar a avaliação porque tanto o entrevistado quanto o entrevistador acabam tendo que empenhar muito mais energia para focar no que de fato interessa, podendo condicionar sua continuidade no processo selectivo.
Vista-se adequadamente
A regra é simples: o cuidado que tens ao vestir-se para uma entrevista remota não deve ser menor do que aquele que terias para uma conversa presencial.
Postura
Posicione-se entre 40 a 50 cm da câmara e mantém-na com inclinação em direção aos teus olhos. O ideal é que o teu rosto fique perfeitamente visível assim como metade do teu tronco. Quando falares tenta olhar para a câmara, como se estivesses a olhar, nos olhos, o entrevistador.
Cuide do seu marketing pessoal
Tal como na entrevista presencial, o recrutador espera que você fale sobre suas competências e seus principais resultados. Tenha isso na ponta da língua. Ele espera também ver garra e brilho nos olhos, mesmo que através da câmera.
Portanto, não poupe esforços e procure agir como se estivesse de fato pessoalmente com o interlocutor.