A expectativa por trabalhar remotamente com maior frequência será um dos legados da pandemia Covid-19 em Angola, à semelhança do que em geral ocorreu pelo resto do mundo. Segundo o novo relatório da Pesquisa Mundial de Talento (Global Talent Survey) realizado pelo Portal de Emprego Jobartis, Boston Consulting Group e a The Network, 96% dos angolanos esperam que os seus empregos permitam o trabalho a partir de casa com maior frequência. A pesquisa indica ainda que até os profissionais cujos trabalhos são manuais (ou presenciais) buscam por maior flexibilidade.
“As organizações viram-se forçadas a alterar de forma imediata o modelo de trabalho, colocando parte da equipa no modelo de trabalho remoto, o que certamente não foi a melhor circunstância para a devida criação das condições, já que até antes da pandemia o trabalho remoto era impensável em algumas organizações”, disse Samuel Serviço, Responsável de Comunicação do Portal de Emprego Jobartis. “Embora as pessoas abracem a ideia de trabalhar remotamente, todavia reconhecem que faltou acautelar vários aspectos para a garantia das boas condições de trabalho e consequentemente a produtividade, o que certamente constitui um desafio para os organismos responsáveis, desde os departamentos de RH, Instituições de ensino, empresas que garantem infraestruturas tecnológicas, até aos governos.”
O novo relatório baseado no tema “Preferências Globais de Trabalho”, é o segundo da série de publicações realizadas com o objectivo de analisar o impacto da pandemia na preferência e expectativa dos profissionais, reflectindo a opinião de 209.000 pessoas em 190 países.
Em Angola a pesquisa contou com mais de 5.000 participantes que consideraram respectivamente o Treinamento de aprendizagem e habilidades e a possibilidade de desenvolvimento de carreira como os factores mais importantes, diferente da tendência mundial que indica o Bom relacionamento com os colegas e o Bom relacionamento com o superior hierárquico, respectivamente.
Em termos gerais, os dados indicam que na verdade é a flexibilidade que interessa à maioria das pessoas, não uma mudança de 180 graus em relação ao modelo tradicional, o que significaria que todos trabalhariam em casa o tempo todo e sem a deslocação para um centro de trabalho físico. Os dados indicam que apenas uma proporção relativamente pequena de trabalhadores mudaria para um modelo completamente remoto se pudesse.
O entusiasmo pelo trabalho totalmente remoto é particularmente baixo nos países desenvolvidos, há maior preferência por trabalho totalmente remoto nos países em desenvolvimento.
Consulte o 1º relatório da Pesquisa Global de Talento 2021: Relatório – Preferências de Mobilidade
Sobre o Portal de Emprego Jobartis
Jobartis é o maior portal de emprego em Angola, comprometido com a simplificação do processo de recrutamento e o desenvolvimento de soluções eficazes para a atracção e retenção dos talentos nas empresas. Jobartis dispõe da maior base de dados de profissionais em Angola, tendo alcançado mais de 700.000 candidatos registados e mais de 11.000 empresas. Actualmente o Portal Jobartis encontra-se presente em 5 países Africanos: Angola, RDC, Camarões, Gabão e a Zâmbia, sendo em Angola sua principal operação.
Sobre a The Network
The Network é uma aliança global de mais de 60 sites de recrutamento líderes, comprometida em encontrar os melhores talentos em mais de 130 países. Fundada em 2002, a The Network se tornou a líder global em recrutamento online, atendendo a mais de 2.000 corporações globais. Oferecemos a essas empresas um único ponto de contato em seus países de origem e permitimos que trabalhem em uma única moeda e com um único contrato – ao mesmo tempo que lhes oferecemos acesso a uma força de trabalho global.
Sobre o Boston Consulting Group
Boston Consulting Group tem parceria com líderes de negócios e da sociedade para enfrentar seus desafios mais importantes e capturar suas maiores oportunidades. BCG foi o pioneiro em estratégia de negócios quando foi fundado em 1963. Hoje, ajudamos os clientes na transformação total – inspirando mudanças complexas, permitindo que as organizações cresçam, construindo vantagem competitiva e impulsionando o impacto nos resultados financeiros.