O trabalho é uma parte importante da vida. Depende do teus momentos de descanso, manda sobre teus horários de comida, tempo para desfrutar em família e amigos. Afinal de contas passamos um terço de nossa vida no trabalho.
A falta de trabalho nos desestabiliza e se estamos mau no meio trabalhista isto afecta a nossa vida privada. Mas convém recordar que há muito que está em nossa mão para empreender as acções necessárias para mudar de emprego e que reine a harmonia em todos os aspectos da vida.
Se suspeitas que algo não vai bem, não te sentes cómodo em teu posto, te toma um tempo para reflexionar e faz uma análise da situação diferenciando se se trata de cansaço ou épocas de estrés passageiras. Se chega-se à conclusão de que há uma crise profunda, tem chegado o momento de mudar de emprego. Estes são cinco sintomas que te devem animar a mudar de emprego:
- Estar desmotivado, aburrido. Costuma ser a pista mais importante. Suportar a monotonia que produz a ausência de expectativas e reptos pode provocar uma atitude negativa para qualquer mudança ou melhora. Pôr o piloto automático desde que se ficha até que se sai pela porta é um dos principais sintomas. Trabalhar por inércia sem pôr interesse no que se faz. Se isto ocorre é necessário uma mudança. O desenvolvimento de qualquer actividade deveria fazer-nos sentir no mínimo úteis. Num trabalho que gostes, de estimulante e de sã concorrência se está mais implicado e a criatividade desborda. As tarefas repetitivas, a falta de confiança nos demais e num mesmo mata essa criatividade e as vontades de seguir adiante.
- Demasiado trabalho. A falta de organização nas tarefas de um departamento, de uma empresa fará que os empregados mais motivados e implicados acabem com demasiado trabalho. Evidentemente dantes de decidir mudar de emprego, deves tratar de solucionar o problema em teu atual posto. Expor de forma clara como se sente um e contribuir soluções para que tenha uma melhor partilha de tarefas. Se finalmente não chega essa mudança o melhor é que comeces a pensar em mudar de trabalho. Explica tuas razões de forma clara e tenta uma mudança dentro da empresa.
[Tweet “inco sintomas que te devem animar a mudar de emprego”]
- Mau ambiente, conflitos, incompatibilidade com os chefes. Podem ser várias as causas. Por exemplo sentir rejeição ocupando teu posto de trabalho porque a empresa leva a cabo práticas de duvidosa legalidade. Entendes que teus princípios, tua forma de ver o mundo se dá de bruces com o mau proceder da empresa. Isto poderá suportar durante um tempo mas à longa empurrar-te-á a te ir e mudar de emprego. Também pode ocorrer que sintas muita hostilidade a teu arredor e estás tenso, irritable, susceptível. Sentes-te questionado e acossado. Há um clima muito enrarecido com chefes e colegas ou subalternos. Começa a mover teu CV e marcha-te.
- Mau salário e más condições de trabalho. Começar ganhando pouco é o normal em qualquer trabalho. Há um percurso lógico na vida trabalhista no que se vão produzindo metas em forma de subidas de salário. Mas os esforços que fazes nesse sentido, pedindo aumentos ou melhoras nas condições, conciliação, etc. não vão a nenhuma parte. Tens sido paciente muitas vezes mas a cada vez faz-se mais custa acima. É momento de sacar a passear o CV e ver se é competitivo ou se tens que fazer algum esforço em formação. Quem sabe, quiçá quando digas que te vais tua empresa te faz uma contraoferta para que não o faças. Às vezes faz falta adoptar uma postura firme para fazer reagir à outra parte.
- Tens já muito definido teu projecto pessoal. Só te falta esse poquito de valentia. Prepara as coisas para marchar-te mas deixa sempre a porta aberta. Valoriza se encontras-te em bom momento pessoal e estás disposto a assumir os reptos, riscos e desvelos que supõem começar tua própria aventura.
Cuales têm sido teus motivos para mudar de emprego? Comenta e compartilha!